Fale Conosco buscar

Agenda

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA – ELEIÇÃO CONSELHO DIREITOR MDC-MG

Em 10 (dez) de maio de 2017 o MDC-MG convoca para ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - AGE, a ser realizada em 17 (dezessete) de maio de 2017, às 14h30m, com objetivo de eleger os membros do Conselho Diretor e Conselho Fiscal, e indicar os membros do Conselho Consultivo para o triênio de 2017/2020.

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

11/10/2016

CHAMAMENTO PÚBLICO - EDITAIS

19/02/2016

MDC-MG E SENACON PESQUISAM PRODUTOS ESSENCIAIS

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai às ruas na próxima segunda-feira, 22 de fevereiro, para pesquisar preços de produtos essenciais. A pesquisa é uma parceria entre o MDC-MG, Ministério da Justiça, Conselho Gestor do Fundo Nacional de Direitos Difusos e a Senacon. As pesquisadoras saem da sede do MDC-MG às 9h30 da segunda-feira.

As pesquisas serão mensais e têm por objetivo criar um banco de dados para que os consumidores possam avaliar a evolução do custo de vida, com comparação de preços e percentuais.

Dentre os produtos pesquisados estarão: arroz agulhinha, feijão carioca, açúcar cristal, açúcar refinado, farinha de mandioca torrada, farinha de trigo (tradicional), fubá, sal refinado, café moído, massas c/ ovos (espaguete), óleo de soja, vinagre, extrato de tomate, creme vegetal, biscoito Maisena, biscoito Maria, biscoito Cream Cracker, amido de milho, ovos brancos e hortifrutigranjeiros. Serão visitados os supermercados Carrefour Bairro, Super Nosso, Sacolão Lisboa e Super Varejão.

O resultado da pesquisa será divulgado em breve aqui no site.

16/02/2016

MDC-MG FAZ ATENDIMENTO AO PÚBLICO NA REGIÃO HOSPITALAR

Na próxima quarta-feira, 17, o MDC-MG estará em frente ao Hospital João XXIII orientando o consumidor sobre seus direitos. O atendimento será no horário de 09:30 às 12:00. O MDC Itinerante é uma ação educativa realizada em parceria com o Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Haverá a distribuição de material e orientação sobre direito do consumidor. A advogada do MDC-MG, Dra. Gabriella Vieira, estará no local onde atenderá os consumidores e a imprensa.

O atendimento gratuito ocorrerá por ordem de chegada e vai ser realizado em frente ao Hospital João XXIII.

01/02/2016

CHAMAMENTO PÚBLICO - EDITAIS

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Em 26 de fevereiro o MDC/MG convoca para a ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA a ser realizada em 10 de abril de 2015, às 15:00, com o objetivo de apresentar novas diretrizes para o ano de 2015.

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

ATO CONVOCATÓRIO Nº 001/2014

MDC-MG REALIZA CAMPANHA PELA CONSCIENTIZAÇÃO DO CONSUMIDOR MIRIM

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais realiza na próxima quarta-feira, 11 de junho, às 8 horas, na Escola Estadual Afonso Pena, campanha educativa sobre os direitos e deveres do consumidor mirim. A campanha vai abordar, dentre outras questões, o consumismo.

A campanha, parceria com o Governo de Minas, será realizada dentro da escola e contará com palestra da Diretora de Eventos Darcy Mattos de Azevedo, uma das fundadoras do MDC-MG, além de distribuição de cartilha educativa feita sob medida para as crianças.

MDC-MG REALIZA CAMPANHA SOBRE O CONSUMO CONSCIENTE DA ÁGUA

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai promover, amanhã, 19 de fevereiro, campanha educativa sobre a importância do consumo consciente da água. O objetivo é alertar a população para o uso adequado do recurso natural, principalmente num período de poucas chuvas, como neste verão de 2014, afim de evitar prejuízos ambientais e econômicos, e não comprometer o orçamento doméstico com gastos excessivos.

As donas de casa vão promover a ação na Rodoviária de Belo Horizonte às 9h30 desta quarta-feira e vão distribuir panfletos com dicas para combater o uso inadequado da água. Está é uma campanha feita em parceria com o Governo de Minas.

ATO CONVOCATÓRIO Nº 008/2013

ATO CONVOCATÓRIO Nº 007/2013

ATO CONVOCATÓRIO Nº 006/2013

ATO CONVOCATÓRIO Nº 005/2013

ATO CONVOCATÓRIO Nº 004/2013

ATO CONVOCATÓRIO Nº 003/2013

CAMPANHA DO CONSUMIDOR MIRIM

Nesta sexta-feira, 22 de novembro, o MDC-MG volta à escola Mariano de Abreu para promover nova Campanha do Consumidor Mirim. Desta vez os alunos que estudam no período da tarde, com idade entre sete e dez anos, vão ouvir a palestra da diretora Darcy Mattos e receberão material educativo que fala sobre o consumismo. A campanha é uma parceria ente MDC-MG e o Governo de Minas cujo objetivo é orientar as crianças sobre a necessidade do consumo consciente.

MDC-MG REALIZA CAMPANHA PELA CONSCIENTIZAÇÃO DO CONSUMIDOR MIRIM

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais realiza na próxima quarta-feira, 20 de novembro, às 8 horas, na Escola Estadual Mariano de Abreu, campanha educativa sobre os direitos e deveres do consumidor mirim. A campanha vai abordar, dentre outras questões, o consumismo.

A campanha, parceria com o Governo de Minas, será realizada dentro da escola e contará com palestra da Diretora de Eventos Darcy Mattos de Azevedo, uma das fundadoras do MDC-MG, além de distribuição de cartilha educativa feita sob medida para as crianças.

ATO CONVOCATÓRIO Nº 002/2013

O MDC/MG, vem por meio desta, divulgar a contratação de gráfica para confecção de matérial gráfico de vento comemorativo dos 30 anos do MDC/MG.

ATO CONVOCATÓRIO Nº 001/2013

O MDC/MG, vem através deste instrumento, comunicar a contratação de profissional publicitário para criação de arte, finalização e acompanhamento de produção de material gráfico para evento comemorativo dos 30 anos do MDC-MG.

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Em 14 de Junho o MDC/MG convoca para a ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA a ser realizada em 21 de junho de 2013, às 14:30, com o objetivo de propor adequações no ESTATUTO E REGIMENTO INTERNO da entidade.

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

D. LÚCIA PACÍFICO PARTICIPA DE PALESTRA QUE DEBATE A LEI DOS EMPREGADOS DOMÉSTICOS

A Lei 72/2013, que trata sobre os novos direitos dos empregados domésticos, ainda causa muitas dúvidas à população. Por isso, a Faculdade de Direito Arnaldo Janssen realizará no próximo dia 05/06/2013, no horário das 19 h, uma palestra sobre a Lei, que contará com a presença da D. Lúcia Pacífico, presidente do Movimento das Donas de Casa de Consumidores de Minas Gerais, que presidirá a mesa. Os debatedores serão os professores Fábio Nazar, Adriano Januzzi, Alberto Magno Gontijo Mendes Jr., Geralda Oliveira e Solange Miranda. A palestra será realizada no auditório da Faculdade Arnaldo, sendo as inscrições abertas de modo gratuito a todos os interessados no tema, através do site www.faculdadearnaldo.edu.br.

Mais Informações pelos telefones 0800.606.3535 e 3524.5160.

MDC-MG PESQUISA PREÇO DE FLORES

A equipe de pesquisas do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG), em parceria com o Procon Municipal de Belo Horizonte, vai a campo amanhã, dia 08 de maio, a partir das 9h30, conferir os preços das flores para o Dia das Mães.

A pesquisa será feita nas floriculturas Ikebana Flores, Flora Savassi, Via das Flores, Flora Rosa, Floricultura Kiemy, Flora Paraíso, Aquaflora e Flora Marselha. Os produtos pesquisados serão: Buquê de flores do campo, Buquê de Girassol, Buquê de Lírio, Buquê de Rosas Vermelhas, Copo de Leite, Gérbera, Lírio, Vaso de Violeta simples e decorado.

Aula inaugural do curso de informática

A aula inaugural do Curso Básico de Informática para o público da terceira idade, contou com a presença dos alunos, D. Lúcia Pacífico, presidente do MDC-MG, Paulo César de Ávila, professor da turma, e Wellington Mereilles, coordenador dos cursos de informática do Senac/MG. O curso tem carga horária de 15h, sendo divididas em três horas de informática básica, quatro horas de Windows, quatro horas de Excel e quatro horas de Internet.

A importância do autoconhecimento

Os associados do MDC-MG estiveram na sede da entidade no dia 13 de março para assistir a palestra “A importância do autoconhecimento”. A psicóloga Patrícia Almeida, especialista em assessoria e consultoria em gestão de pessoas, alertou para a necessidade de cada indivíduo se conhecer. Quando uma pessoa se conhece, o que é externo não a incomoda. Quem se conhece, se aceita, sabe o que quer e não se incomoda com o jeito diferente das outras pessoas.

A psicóloga também explicou que todos devem procurar um equilíbrio entre a razão e a emoção. Segunda ela, quando o indivíduo se conhece e encontra esse equilíbrio, muitos atritos da vida pessoal e profissional são evitados.

Patrícia Almeida deixou lindas mensagens para reflexão do seu público, dentre elas, um texto de Cora Coralina, que nós dividimos com você!

Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.

O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.

Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça.

Digo o que penso, com esperança.

Penso no que faço, com fé.

Faço o que devo fazer, com amor.

Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende!

Cora Coralina

MDC/MG – PARCERIA COM SENAC PROMOVE INCLUSÃO DIGITAL

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais, em parceria com o Senac/MG, inicia na nesta segunda-feira, 11 de março, um curso de informática voltado às donas de casa da terceira idade. O objetivo é incluir pessoas que não dispõem de conhecimento na área da informática neste universo.

Na parceria MDC/SENAC, a entidade cederá o espaço onde as aulas serão ministradas e os equipamentos, enquanto o Senac, com reconhecida experiência no ramo da educação, disponibilizará o material didático e o professor.

A primeira turma é formada por seis alunos, todos associados do MDC/MG. As aulas serão às segundas, quartas e sextas-feiras, de 15h às 17h na sede da entidade, rua Guajajaras, nº 40, 24º andar, Centro.

MDC/MG – VARIAÇÃO DOS CHOCOLATES PODE DEIXAR O GOSTO AMARGO COM DIFERENÇA DE ATÉ 73%

A pouco mais de um mês da Páscoa Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC/MG), em parceria com o Procon Municipal de BH, pesquisou no dia 27 de fevereiro os preços dos diversos ovos e chocolates à venda no mercado. A pesquisa aponta variação de 73,30% no ovo Pascoal da marca Lacta número 12, vendido a R$ 7,49 no Super Nosso Gourmet e a R$ 12,98 nos supermercados Carrefour Bairro e Mart Plus.

A segunda maior variação encontrada foi na caixa do chocolate Ferrero Rocher de 187g. O menor preço do produto foi encontrado no Carrefour Bairro a R$ 21,70, enquanto o maior preço está Mart Plus, R$ 29,98, com variação de 38,16% entre os dois lugares. O Kinder Ovo de 40g apresenta a terceira maior variação, 30,10%, sendo vendido a R$ 12,99 nas Lojas Americanas e a R$ 16,90 no Super Nosso Gourmet.

A maior diferença de preço, R$ 10,99, foi encontrada nos ovos Grandes Sucessos Lacta, número 23, sendo vendido a R$ 57,99 nas Lojas Americanas e a R$ 68,98 no Super Nosso Gourmet.

MDC/MG - VARIAÇÃO NO PREÇO DO PÃO DE FORMA CHEGA A 145%

Com as notícias do aumento da farinha de trigo vendida no país, o Movimento das Donas de Casa de Consumidores de Minas Gerais realizou pesquisa nos dias 06 e 07 de fevereiro em 43 padarias e supermercados. A pesquisa, uma parceria com o Procon Municipal de BH, mostra que a variação no preço do pão de forma chega a 145,90%. O produto da marca Wickbold foi encontrado no valor de R$ 6,59 na Padaria Gran Vitória e a R$ 2,68 na Padaria Big Pão.

Com variação de 90,20% o pão da forma da marca Vale do Sol aparece na segunda posição, sendo vendido a R$ 4,85 na Padaria Trigo Pinho, Região Norte da cidade, e a R$ 2,55 no Extra Hipermercado do bairro Santa Efigênia.

O pão francês apresenta a terceira maior variação, mas é o primeiro colocado quando verificada a diferença no valor do produto. Vendido no quilo, o pão francês é encontrado a R$ 11,90 na Padaria Vianney, no bairro Funcionários, e a R$ 6,70 na Panificadora Vipão, bairro São Pedro, com diferença de R$ 5,29 entre os dois lugares.

Assembléia Extraordinária Jan/2013 - Estatuto da Entidade

Assembléia Extraordinária do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais que tem por objetivo, propor adequações no Estatuto da entidade, necessárias à qualificação de OSCIP Federal; renovação do título de OSCIP Estadual; exclusão da Coordenação de Pesquisa e Qualidade de Produtos; ampliação do objetivo da entidade, de forma à possuir legitimidade para atuar no campo cultural e artístico e; exclusão da Coordenação de Pesquisa e Qualidade de Produtos no Regimento Interno.

Pesquisa de Material Escolar

A equipe de pesquisadoras do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais, em parceria com o Procon municipal, realizou pesquisa de material escolar, nessa segunda-feira, 07 de janeiro, e constatou diferenças significativas no preço de alguns produtos.

O caderno universitário de 200 folhas da marca Tilibra aponta variação de 200,40% entre o maior e o menor preço. Ele é vendido a R$ 4,99 na Livraria Saraiva e a R$ 14,99 na loja Mixpel. Com variação um pouco menor, 83,95%, aparece o caderno espiral de 96 folhas, também da marca Tilibra, sendo vendido a R$ 2,99 na Livraria Saraiva e a R$ 5,50 na DAC Papelaria.

Outro produto muito consumido pelas crianças ao longo do ano letivo, o giz de cera, aponta variação de 129,41%. A caixa de giz fino com 12 cores da marca Acrilex é vendido a R$ 1,70 na DAC Papelaria e a R$ 3,90 na Livraria Leitura. Na mesma linha, o lápis de cor grande com 12 unidades da marca Faber Castesll é vendido a R$ 10,99 na Mixpel e a R$ 19,90 na Livraria Saraiva, mostrando variação de 81,07%.

MDC/MG - PRODUTOS DE HIGIENE E LIMPEZA APRESENTAM GRANDE VARIAÇÃO

A pesquisa de produtos essenciais realizada no dia 18 de dezembro pelo Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC/MG), em parceria com o Procon Municipal de BH, aponta uma variação significativa nos produtos de higiene e limpeza. O papel higiênico Personal com oito unidades apresenta variação de 67,45%, sendo encontrado a R$ 4,99 no Carrefour Bairro e a R$ 2,98 no Supermercado Apoio Mineiro, resultando numa diferença monetária de R$ 2,01.

Outro papel higiênico, Leblon Soft Blanc, teve variação de 54,03%, com a diferença entre um supermercado e outro chegando a R$ 1,61. No Extra Hipermercado ele é vendido a R$ 4,59 e no Supermercado BH a R$ 2,98. O Sabão em pó da marca Ariel Oxibarras, apesar de não apresentar variação muito elevada (38,06) aponta diferença de R$ 2,20 entre os supermercados pesquisados. No Supermercado Abadia ele é vendido a R$ 7,98 enquanto no Supermercado BH custa R$ 5,78.

Em comparação com a pesquisa do mês de novembro há um destaque no arroz agulhinha do tipo 1 da marca Camil. No mês anterior a variação foi de 34,55% com diferença de R$ 3,59, enquanto neste mês a variação caiu para 9,26% e a diferença para R$ 1,10. No Carrefour Bairro o produto ficou mais caro, passando de R$ 10,39 para 12,69. Nos outros supermercados pesquisados o preço foi mantido.

Alguns produtos devem ter mais atenção, por exemplo, a dúzia de ovos brancos, que mostra variação de 67,23%, sendo vendida a R$3,98 no Extra Hipermercado e a R$ 2,38 no Supermercado Abadia. O pão francês, que na última pesquisa teve a maior variação, mostrou declínio, mas ainda está entre as maiores diferenças, sendo vendido o quilo a R$ 8,49 no Extra Hipermercado e a R$ 4,98 no Supermercado Abadia, com variação de 70,48%.

O MDC insiste que a pesquisa ainda é grande aliada do consumidor na hora de fazer a compra. Lembramos que é muito importante levar uma lista com a relação de tudo que será comprado.

ATO CONVOCATÓRIO Nº 003/2012

O MDC/MG, vem através deste instrumento, comunicar que estará recebendo a partir de 07 de dezembro de 2012, até o dia 28 do mesmo mês, orçamento para contratação de Empresa de auditoria externa independente credenciada junto à controladoria Geral do Estado de Minas Gerais, para proceder a auditagem do ano fiscal de 2012 relativo ao Termo de Parceria, celebrado entre o MDC/MG e a Secretaria de Estado do Governo de Minas Gerais.

PRODUTOS NATALINOS PODEM CHEGAR A 147% DE VARIAÇÃO

A ceia de Natal leva à mesa produtos que normalmente não são consumidos durante os demais meses do ano, por isso o consumidor deve ficar atento aos preços e produtos escolhidos para as refeições. A pesquisa realizada pelo Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC/MG) em parceria com o Procon Municipal de BH mostra que o bacalhau Porto tem variação de 147,87%, com diferença de R$ 59,00 reais entre as lojas, sendo vendido a R$98,90 no supermercado Verdemar e a R$ 39,90 no Extra Hipermercado.

A segunda maior diferença encontrada é na uva Rosada, com 124,79% de variação, sendo vendida a R$ 15,69 no supermercado Verdemar e a R$ 6,98 no Mart Plus. Em seguida aparece a ameixa importada, vendida a R$ 14,89 no Verdemar e a R$ 6,98 no Extra Hipermercado, com variação de 113,32%.

O consumidor deve ficar atento também às carnes e bebidas. O pernil com osso apresenta variação de 77,84%, diferença parecida com a do lombo congelado, 74,25%. As pessoas que optam por diversificar as bebidas na noite de Natal e consomem uísque encontram variação de 35,34% no Chivas Regal, encontrado a R$ 129,90 no Extra Hipermercado e a R$ 95,98 no Verdemar.

As frutas secas também chamam a atenção na pesquisa. A comodidade de comprar nozes sem casca pode pesar no bolso. Sem casca ela foi encontrada a R$ 69,90 em três supermercados (Mart Plus, Super Nosso e Extra Hipermercado), enquanto o menor preço com a casca é de R$ 18,90, vendido no Carrefour Bairro, a diferença é de R$ 51,00. A alternativa ao produto importado é a castanha do Pará que, mesmo sendo um produto mais caro, ainda é mais barata. Seu valor mais alto foi encontrado no Extra Hipermercado, sendo vendida a R$ 19,90, enquanto no Verdemar é vendida a R$ 14,98.

Pesquisa - Arquivo PDF - Clique para download.A pesquisa completa, realizada através da parceria do MDC-MG com o Procon-BH, pode ser vista clicando aqui.

AÇÃO DO MDC E SMC NO DIA MUNDIAL DO DIABETES ORIENTA APROXIMADAMENTE 200 PESSOAS

No Dia Mundial do Diabetes a campanha do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC/MG) em parceria com a Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC) teve a participação de aproximadamente 200 pessoas que fizeram testes de glicemia, aferiram a pressão arterial e tiraram dúvidas sobre a doença com o cardiologista Dr. Eustáquio Guerino.

O diabetes é uma doença silenciosa, muitas pessoas a têm sem saber, e alguns cuidados são necessário para os portadores da doença e seus familiares terem uma vida normal. Para fazer um tratamento correto é necessário medir a glicemia, tomar medicamentos, praticar atividades físicas e ter bons hábitos alimentares. Além de todos esses cuidados é importante fazer o acompanhamento médico.

MDC - CAMPANHA DIABETES MELLITUS E AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

O dia 14 de novembro é conhecido como o Dia Mundial do Diabetes. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, somados os diabetes tipo 1 e 2, existem 10 milhões de pessoas com a doença. O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC/MG) em parceria com a Sociedade Mineira de Cardiologia, se junta a esse movimento mundial para orientar a população dos riscos e maneiras de prevenir a doença.

O MDC adere à causa e realiza, no dia 14 de novembro, na sede da entidade (Rua Guajajaras, nº. 40, 24º andar), de 14h às 16h30, campanha onde serão feitos testes de glicemia. A campanha contará com a presença do cardiologista Dr. Eustáquio Guerino, tirando dúvidas dos participantes.

Manifesto de entidades mineiras pede a instalação de um posto da ANAC em Confins

O Quinto maior aeroporto do país ainda não possui um posto de atendimento presencial da ANAC.

Nesta quarta-feira, 7, a advogada especialista em Direito do Turismo e representante do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG), Luciana Atheniense, e a presidente do Conselho de Turismo e Eventos da Associação Comercial de Minas Gerais (AC Minas), Maria Elizabeth Marques Ribeiro, vão entregar um manifesto ao presidente da ANAC, Marcelo Pacheco dos Guaranys, em Brasília.

O documento, que contou com a assinatura de mais de 60 entidades do setor turístico, de defesa do consumidor e associações comerciais, pede a imediata instalação de um posto de atendimento da ANAC no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.

Em razão do aumento verificado em 2011 (17,8%), o Aeroporto de Confins tornou-se o quinto mais movimentado do país, justificando, assim, uma presença efetiva da ANAC, a exemplo do que acontece no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

Atualmente, qualquer manifestação, por parte dos usuários, que envolva a insuficiência dos serviços prestados em Confins, fica limitada ao site www.anac.gov.br ou à central de atendimento (0800 725 4445) o que, na maioria das vezes, não traz o efeito esperado.

Para a advogada Luciana Atheniense, algo mais concreto precisa ser feito. Não basta que os direitos dos passageiros sejam estabelecidos apenas por meio de resoluções ou de outras medidas formais.

"É indispensável a criação de um posto de atendimento presencial da ANAC no Aeroporto Internacional Tancredo Neves para assegurar e aprimorar o atendimento aos passageiros/consumidores e para garantir os direitos dos usuários e harmonizar as relações de consumo", ressalta.

Lista de entidades que assinaram o manifesto:

  • DEFESA DO CONSUMIDOR DE MINAS GERAIS
    • • Movimento das Donas de Casa e Consumidores /MG
    • • PROCON Municipal de BH
    • • PROCON Assembleia de BH
    • • Promotoria de Defesa do Consumidor de Minas Gerais
    • • 43 Procons de cidades de Minas Gerais
  • ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE MINAS GERAIS
    • • Presidente da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMINAS)
    • • Presidente da Associação Brasileira da Industria de Hotéis ( ABIH)
    • • Presidente do Conselho de Turismo e Eventos Associação Comercial de Minas Gerais
  • ENTIDADES DO SETOR TURISTICO DE MINAS GERAIS
    • • Presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Minas Gerais (INDETUR/MG)
    • • Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/MG)
    • • Presidente da Associação Brasileira das Agencias de Viagem (ABAV/MG)
    • • Presidente do Instituto Estrada Real
    • • Presidente da Associação dos Guias de Turismo do Brasil - Seção Minas Gerais (AGTURB /MG)
    • • Presidente do Sindicato dos Guias de Turismo (SINGTUR)
    • • Presidente do Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais (SINDLOC/MG)
    • • Presidente da Associação Brasileira de Bares e restaurantes de MG (ABRASEL/MG)
    • • Presidente da Convention & Visitors Bureau de Belo Horizonte (BHC&VB)
    • • Presidente do Sindicato de Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras,Congressos e Eventos de Minas Gerais (SINDIPROM MG)
    • • Presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR SECCIONAL MG)
    • • Presidente da Associação Mineira de Empresas de Turismo Rural (AMETUR)
    • • Presidente do SINTRATUR

Dra. Luciana Atheniense
Email: luciana@avadvogados.com.br

VARIAÇÃO NO PREÇO DA CARNE CHEGA A 75,78%

Quem gosta de comer carne todos os dias, ou reunir os amigos nos finais de semana para um churrasco, deve pesquisar muito para não pagar um valor abusivo no produto. A pesquisa realizada pelo MDC/MG nos dias 23 e 24, em parceria com o Procon Municipal de BH, mostra que a variação no preço da picanha chega a 75,78%. Em seguida aparece a costela de boi, com alteração de 65,55%. A terceira posição é da costelinha de porco com 59,80%.

A diferença em reais também assusta. Nesse quesito a picanha segue em primeiro, sendo encontrada a R$ 34,98 no Supermercado Lana, bairro Nova Suíça, e R$ 19,90 no açougue Castelo das Carnes, no Mercado Central, diferença de R$ 15,08. Outra diferença grande foi apontada no filé mignon, R$ 12,96. No Extra Hipermercado ele é vendido a R$ 34,95 e o preço mais barato encontra-se no açougue Boi na Bica, R$ 21,99. A alcatra é a terceira dessa lista com diferença de R$ 9,08. O maior preço, R$ 25,98, foi encontrado no Super Nosso Gourmet, e o menor no Extra Hipermercado, 16,90.

Pesquisa - Arquivo PDF - Clique para download.A pesquisa completa, realizada através da parceria do MDC-MG com o Procon-BH, pode ser vista clicando aqui.

ENTRE OS 25 ITENS PESQUISADOS NOS SUPERMERCADOS NÚMEROS MOSTRAM VARIAÇÃO NO PÃO FRANCÊS DE 96%

Entre os 25 itens consumidos, pesquisados pelo MDC/MG nesta quinta-feira, 18, em parceria com o Procon Municipal de BH, a maior alteração de preço foi encontrada no biscoito tipo Maisena da marca Marilan, com variação de 172,63%. Em segundo lugar aparece o pão francês com 96,79%. A terceira maior variação é do vinagre, marca Amália, com 80,63%.

Quando o consumidor leva em consideração apenas o valor final do produto o pão francês, comum na mesa de toda família brasileira, é o grande vilão. A diferença entre um supermercado e outro chegou a R$ 4,82. Em seguida aparece o arroz tipo 1 da marca Tio João, com diferença de R$ 4,18. Um outro produto que aparece na mesa do café da manhã também está entre os que apresentaram grande alteração. A manteiga Cotochés, com variação de 7,60%, teve em seu valor final uma diferença de R$ 2,61.

A pesquisa continua sendo a grande aliada do consumidor na hora de fazer a compra. No caso dos produtos essenciais é importante também levar uma lista com a relação de tudo que será comprado, evitando despesas desnecessárias com produtos supérfluos, geralmente comprados por impulso.

Pesquisa - Arquivo PDF - Clique para download.A pesquisa completa, realizada através da parceria do MDC-MG com o Procon-BH, pode ser vista clicando aqui.

MDC – SEMANA DO OVO: MITOS E VERDADES

Para fechar as comemorações da Semana do Ovo, de 04 a 12 de outubro, o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de MG (MDC/MG) juntamente com a Avimig, realiza nesta quarta-feira, 10, às 15h, na sede do MDC, para as associadas, a palestra "Os benefícios nutricionais do ovo: mitos e verdades". A palestra será ministrada pela nutricionista Lúcia Endriukeite, formada na Universidade de Mogi das Cruzes e pós-graduada em Administração em Serviços de Nutrição e Dietética pela Faculdade São Camilo.

Dando continuidade à campanha, com a finalidade de oferecer aos consumidores mais informações sobre o tema, o MDC, em parceria com a Avimig e o Sinpamig, fará uma degustação de omeletes e distribuição de panfletos educativos esclarecendo à população os benefícios nutricionais do ovo, apontando o que é mito e verdade. A ação será na quinta-feira, 11 de outubro, no supermercado Super Nosso do bairro Funcionários, localizado na Rua Gonçalves Dias, número 603, no horário de 09h30 às 10h30. Em seguida uma nova ação será realizada no Mercado Central, no horário de 11h às 12h, com distribuição de folder para os consumidores.

BRINQUEDOS SÃO CAROS E VARIAÇÃO PODE CHEGAR A 100%

O Dia das Crianças está perto e o consumidor deve ficar atento aos preços dos brinquedos, que normalmente são caros. Em alguns casos a variação chega a 100%, é o que mostra a pesquisa feita pelo Movimento das Donas de Casa e Consumidores de MG (MDC-MG) em parceria com o Procon Municipal de Belo Horizonte. A boneca Sonho Azul (60 frases), da Cotiplas, foi encontrada a R$ 59,99 nas Lojas Americanas e a R$ 119,99 na loja Estripulia, ambas no Shopping Cidade. A segunda maior diferença foi vista no jogo Detetive da Estrela, com 45,01% de variação. Na loja Mix Pel da Rua Goiás ele foi encontrado a R$ 59,99, o valor mais caro é o da loja Estripulia, R$ 86,99.

Outro brinquedo que deve despertar a atenção dos pais na hora da compra é a boneca Little Mommy Bebê Doentinho, da Mattel. Ela foi encontrada no valor de R$ 109,99 na loja Brinkel do Padre Eustáquio e a R$ 149,99 na Mix Pel, mostrando flexão de 36,37%. Além da variação percentual o consumidor deve prestar atenção às diferenças nos valores finais do brinquedo.

A bicicleta ARO 20 Barbie teve variação de 27,97%, mas a diferença no preço foi de R$ 120,00. Na Brinkel ela é vendida a R$ 549,00, já na Americana do Shopping Cidade sai a R$ 429,00. A segunda maior diferença foi encontrada na boneca Sonho Azul (60 frases) e no jogo Detetive, ambos com diferença de R$ 60,00 entre as lojas.

Uma ótima alternativa para os pais é comprar brinquedos pedagógicos. Além de serem mais baratos eles estimulam o desenvolvimento intelectual das crianças tornando o aprendizado mais fácil e divertido.

Pesquisa - Arquivo PDF - Clique para download.A pesquisa completa, realizada através da parceria do MDC-MG com o Procon-BH, pode ser vista clicando aqui.

CINEMA COM A FAMÍLIA PODE PESAR NO BOLSO DO CONSUMIDOR COM VARIAÇÃO NAS SESSÕES DE ATÉ 122%

Quem gosta de passar os momentos de lazer com a família no cinema deve ficar atento aos valores cobrados. A conta pesa no orçamento familiar, é o que mostra a pesquisa feita pelo Movimento das Donas de Casa e Consumidores de MG (MDC-MG) em parceria com o Procon Municipal de Belo Horizonte. A maior variação de preço acontece às segundas-feiras. No Usiminas Belas Artes a sessão é R$ 14,00 a inteira e R$ 7,00 meia, os maiores valores encontrados. As sessões mais em conta são encontradas nas salas do Cinemark Pátio Savassi e Diamond Mall, R$ 7,00 inteira e R$ 3,50 meia.

Quando o assunto é cinema em 3D a diferença é bem maior. A variação apontada na segunda-feira é de 122%. A sessão nos cinemas Cineart dos shoppings Cidade e Boulevard saem a R$ 20,00, já no Cinemark, dos shoppings Pátio Savassi e Diamond, a sessão custa R$ 9,00. A diferença em valores é de R$ 11,00.

É importante o consumidor ficar atento também às guloseimas que costuma comer durante o filme. A variação percentual do chamado Kit casal chegou a 110,42%. No Cinemark do Pátio Savassi ele custa R$ 25,25 e no Pampulha Mall R$ 12,00. A segunda maior variação é da bala Mentos, sendo vendida a R$ 3,75 no Cinemark do shopping Diamond e a R$ 2,00 no Pampulha Mall. O refrigerante de 500ml apresentou a terceira maior variação, sendo vendido a R$ 5,50 no Pátio Savassi e a R$ 3,00 no Pampulha Mall.

Com base nos números apresentados o MDC ratifica a importância de o consumidor criar o hábito de pesquisar antes de adquirir qualquer produto ou serviço. Nesta pesquisa é importante ficar atento às promoções e kits que têm produtos e gramaturas diferentes.

Pesquisa - Arquivo PDF - Clique para download.A pesquisa completa, realizada através da parceria do MDC-MG com o Procon-BH, pode ser vista clicando aqui.

VARIAÇÃO DE VALOR NA LINHA BRANCA PODE CHEGAR A R$ 300,00

O consumidor que deseja aproveitar a prorrogação da isenção do IPI, por parte do governo, para adquirir produtos da linha branca deve ficar atento ao fazer a compra e pesquisar muito. A pesquisa feita pelo Movimento das Donas de Casa e Consumidores de MG (MDC-MG) em parceria com o Procon Municipal de Belo Horizonte aponta a geladeira Frost Free 2 portas Consul, modelo CRM 33, com diferença de R$ 300,00 entre as lojas. O valor mais alto foi encontrado no Extra Hipermercado da Av. Francisco Sales, R$ 1.499,00, e o mais barato no Ponto Frio da Rua Curitiba, R$ 1.199,00. A lavadora 12 kg Eletrolux, modelo LTE 12, também mostrou um diferença muito grande. Na loja Magazine Luiza da Rua Curitiba ela foi encontrada a R$ 1.290,00, enquanto no Ponto Frio, na mesma rua, é vendida a R$ 999,00. Outra geladeira, Brastemp, modelo BRM 42, sai a R$ 1.899,00 no Ponto Frio e a R$ 1.649,00 na Ricardo Eletro da Rua Curitiba.

Outros produtos, eletroportáteis, apontam grande variação percentual na pesquisa. O multiprocessador Walita RI 7620 apresentou variação de 60,30%. Em seguida vem o liquidificador Faciclic LN32, com 53,78%. A terceira maior variação percentual é de outro eletrodoméstico, o fogão Dako, modelo Delta, com 43,67%.

Com base nos números apresentados na pesquisa o MDC ratifica a importância do consumidor criar o hábito de fazer a pesquisa antes de adquirir qualquer produto ou serviço.

Pesquisa - Arquivo PDF - Clique para download.A pesquisa completa, realizada através da parceria do MDC-MG com o Procon-BH, pode ser vista clicando aqui.

MDC-MG há 29 anos defendendo o consumidor

O Brasil passava por um período de crise política, econômica e social quando, em 13 de setembro de 1983, o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) foi fundado e teve atuação importante na Constituinte, levando mais de 390 mil assinaturas para que fosse incluída no novo texto constituinte a proteção e defesa do consumidor, resultando posteriormente na origem ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), lei específica sancionada em 11 de setembro de 1990.

Portanto, essas datas são hoje motivos de muito orgulho para as donas de casa e consumidores cuja união mostrou a força da sociedade civil organizada. Por isso o mês de setembro é comemorado por todos que fazem do MDC uma entidade que carrega na sua essência o respeito pelo cidadão consumidor e busca incansavelmente defender seus direitos.

MDC-MG E PROCON MUNICIPAL PESQUISAM PRODUTOS DA LINHA BRANCA (ELETRODOMÉSTICOS)

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai às ruas hoje, 12 de setembro, para pesquisar preços de produtos chamados linha branca. O objetivo é verificar se realmente, em virtude da prorrogação do prazo de isenção do IPI para esses produtos, por parte do governo, se existe alguma vantagem econômica. Essa é mais uma pesquisa do MDC-MG em parceria com o Procon Municipal. As pesquisadoras saem da sede do MDC-MG às 9h dessa quarta-feira.

Dentre os produtos pesquisados estarão: Geladeira, forno microondas, lavadora, fogão, liquidificador, batedeira, centrífuga e multiprocessador. Serão visitadas as lojas Ponto Frio, Ricardo Eletro, Magazine Luiza, Casas Bahia e Extra Hipermercado.

O resultado da pesquisa será divulgado em breve aqui no site: www.mdcmg.com.br

MDC-MG FAZ MANIFESTAÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA

A sensação de insegurança na capital mineira deixa moradores presos dentro de casa enquanto bandidos andam soltos. O mesmo sentimento tem os donos de estabelecimentos comerciais. Notícias dão conta que o número de mulheres agredidas aumenta e, quando o assunto é o futebol, novas cenas chocam a população quando torcidas adversárias se encontram. Onde isso vai parar? De olho no que acontece na cidade, e atento às necessidades de população, o Movimento das Donas e Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC/MG) desenvolve a campanha Movimento BH Contra a Violência.

O objetivo da campanha é mobilizar o belo-horizontino e chamar a atenção para um assunto que atinge, indiscriminadamente, todo cidadão, buscando a adesão das pessoas e tentar criar o movimento necessário para que a sociedade se junte a mais essa mobilização do MDC/MG, entidade civil de interesse público sem fins lucrativos, que está atenta a tudo que é de interesse do povo mineiro. A campanha será realizada na próxima quinta-feira na Rodoviária de Belo Horizonte, no horário de 09:30 às 11:30.

Pesquisa - Arquivo PDF - Clique para download.Clique aqui e veja a charge criada pelo Marcio Mata para a campanha "BH contra a violência".

MDC-MG REALIZA CAMPANHA PELO APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais realiza na próxima quarta-feira, 29 de agosto, de 09:30 às 10:30, no Mercado Central de Belo Horizonte, campanha educativa sobre o aproveitamento integral dos alimentos. A campanha visa orientar as pessoas na utilização máxima no preparo de cada fruta, legume e verdura e alertar sobre a importância de não desperdiçar os alimentos. Realizar uma boa compra é fundamental na luta contra o desperdício. A campanha será realizada na entrada do Mercado pela Avenida Amazonas.

Produtos congelados similares tem variação de 40%

A correria cotidiana das pessoas muitas vezes muda o hábito alimentar de quem tem pouco tempo e a comida congelada é uma alternativa. Neste cenário, a pesquisa feita pelo Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) em parceria com o Procon Municipal de Belo Horizonte aponta diferença significativa entre esses produtos. A maior diferença de preços encontrada é no nuggets sabor frango tradicional, das marcas Sadia e Perdigão. O da Sadia foi encontrado no valor de R$ 5,59, o da Perdigão ao preço de R$ 3,99, com variação entre eles de 40,10%, os dois têm a mesma gramatura. O hambúrguer de carne das marcas Sadia e Perdigão, o primeiro de gramatura 672g e o segundo de 540g, têm uma variação de 31,08%, sendo que o mais barato, R$ 8, 49, é o que oferece a quantidade maior, o da marca Perdigão foi encontrado a R$ 11,19.

Outro índice apontado na pesquisa é em relação aos nuggets da marca Sadia em supermercados diferentes. Os nuggets de sabor frango com presunto tiveram variação de 59,76% entre os estabelecimentos. A segunda maior diferença da mesma marca, porém do sabor legumes, é de 55,06% de um estabelecimento para outro.

A pesquisa na íntegra, que foi realizada através da parceria do MDC-MG com o Procon-BH, pode ser vista no link: Pesquisa - Arquivo PDF - Clique para download.Pesquisa de Preços de Produtos Congelados 2012.

MDC-MG E PROCON MUNICIPAL PESQUISAM PRODUTOS CONGELADOS

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai às ruas amanhã, 24 de agosto, para pesquisar preços de produtos congelados. As pesquisadoras saem da sede do MDC-MG às 9:30h dessa sexta-feira. O objetivo da pesquisa é mostrar ao consumidor que busca a praticidade e comodidade dos pratos congelados que é importante observar a variação de preços entre produtos similares, onde não há valor agregado.

Os produtos pesquisados serão lasanha, pão de queijo, pizza, nuggets, carne de hambúrguer, steak de frango e sorvete. Serão visitados os supermercados Super Nosso, Verdemar, Extra Hipermercado e Carrefour Bairro. Essa é mais uma pesquisa do MDC-MG em parceria com o Procon Municipal.

O resultado da pesquisa será divulgado em breve aqui no site.

DIFERENÇA ENTRE ANUIDADE DE CARTÃO DE CRÉDITO PODE CHEGAR A 230%

Muitos consumidores comprometem boa parte de seus orçamentos com o cartão de crédito - por isso é importante ficar atento às taxas cobradas por eles. A pesquisa feita pelo Movimento das Donas de Casa (MDC-MG) em parceria com o Procon Municipal de Belo Horizonte sobre cobrança bancária de seus serviços apontou variação de quase 230% em relação à anuidade do cartão de crédito. Neste item a diferença entre o banco Santander, com a maior taxa, e o banco Bradesco, que apresenta a menor, é de R$ 100,00.

O banco apresenta taxas mais acessíveis em outros itens, que não se tornam vantajosas, já que a diferença entre os demais serviços não é grande. Isso significa que, observando algumas cobranças individuais com mais critério, o consumidor pode fazer escolhas melhores entre abrir conta em um banco ou em outro. Na segunda maior variação foi encontrada na Taxa Mensal de Manutenção da Conta Corrente, chegando a 108%. Neste caso o Banco HSBC apresenta a maior taxa e a Caixa Econômica Federal a menor. A renovação de cadastro, terceira maior variação, não é cobrada em todos os bancos pesquisados: entre as seis instituições apenas duas fazem a cobrança, Santander e HSBC. A diferença entre eles ficou em 107%, sendo a taxa mais cara encontrada no HSBC.

A pesquisa na íntegra, que foi realizada através da parceria do MDC-MG com o Procon-BH, pode ser vista no link: Pesquisa - Arquivo PDF - Clique para download.Pesquisa de Preços das Tarifas Bancárias 2012.

MDC-MG E PROCON MUNICIPAL PESQUISAM TARIFAS BANCÁRIAS

Chega o segundo semestre e as contas não param de chegar. Para cuidar delas e fazer diversas transações monetárias a grande maioria dos brasileiros possui contas bancárias – mas será que é barato manter uma necessidade como essa? O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai às ruas amanhã, 17 de agosto, pesquisar a cobrança dos bancos para talão de cheques, extratos, anuidade do cartão de crédito e taxas que representam comodidade, mas podem sair mais caro do que a encomenda. O objetivo da pesquisa é alertar aos consumidores para o que é tabelado e o que pode gerar concorrência entre os bancos – e mostrar, assim, os direitos de cada um perante os valores de sua conta bancária.

Essa é mais uma pesquisa do MDC-MG em parceria com o Procon Municipal. As pesquisadoras saem da sede do MDC-MG às 10h dessa sexta-feira.

CD´S E LIVROS LIDERAM DIFERENÇA DE PREÇO NA BUSCA PELO PRESENTE DOS PAIS

Na hora de presentear os pais, o consumidor deve ficar atento às diferenças de preço de um mesmo item, que pode ser de quase o dobro do preço entre lojas concorrentes. Alguns outros não chegam a tanto, mas também representam uma economia significativa no gasto final caso o consumidor consiga procurar nos lugares certos. Esse é o caso, por exemplo, do celular Samsung RV 411, que teve o maior preço pesquisado como R$1299,00 enquanto o seu menor preço pode ser de R$1199,00.

Dos itens pesquisados pelo MDC-MG as maiores variações foram encontradas nos CD´s e livros. Na parte da música quem liderou a diferença entre maior e menor preço foi o álbum Victor e Léo Ao Vivo, que registra 85% de variação nas principais lojas de BH. Dentre os livros o que maior registrou diferença de preço – 86,5% – foi a obra "Jogos Vorazes". A parte "cultural" da pesquisa foi a que liderou, no plano geral, as maiores variações, já que tiveram vários itens com mais de 50% de diferença entre maior e menor preço.

Na parte das bebidas, onde o MDC-MG pesquisou tipos nobres de uísque e cervejas artesanais, a surpresa ficou por conta da marca Ballantines 12 anos, que variou mais de 50%, com o menor preço de R$69,79 e o maior preço R$ 139. Depois dessa bebida, as que mais variaram de preço foram as cervejas artesanais, indo de 31% a 35% de diferença entre maior e menor preço. Outros uísques finos, muitas vezes importados, variaram o máximo de 22% entre maior e menor preço.

A pesquisa inteira, que foi realizada através da parceria do MDC-MG com o Procon-BH, pode ser vista nos links abaixo.

MDC-MG E PROCON MUNICIPAL PESQUISAM PRESENTES PARA O DIA DOS PAIS

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai às ruas amanhã, 7 de agosto, para pesquisar preços e dar sugestões de presentes para o dia dos pais. O objetivo da pesquisa é facilitar a escolha dos produtos mais procurados para presentear os homens especiais das nossas vidas. Essa é mais uma pesquisa do MDC-MG em parceria com o Procon Municipal. As pesquisadoras saem da sede do MDC-MG às 9h dessa terça-feira.

Dentre os produtos pesquisados estarão clássicos como livros, bebidas e CD´s e presentes mais sofisticados, para os papais tecnológicos, como tablets, notebooks e celulares.

HIGIENE E LIMPEZA EM BH REGISTRA ATÉ 94% DE VARIAÇÃO

No quesito "higiene e limpeza", o consumidor deve ficar atento: na última pesquisa do MDC-MG em parceria com o Procon-BH sobre o assunto, a maior diferença registrada, de 94%, foi entre os preços do absorvente Sempre Livre de oito unidades, item essencial na higiene feminina. Seguidas dessa, as maiores variações foram de 85% no shampoo Elsève L´oreal e 84% na água sanitária Santa Clara. O item que menos variou de preço foi o papel higiênico Neve Neutro com folha dupla e quatro unidades: a diferença foi de apenas 0,12% entre os preços pesquisados – ou seja: um centavo de diferença entre o maior e menor preço.

O consumidor deve ficar atento para dois itens básicos, tanto na higiene quanto limpeza. Na higiene pessoal, o cotonete Johnson teve variação de 50,25%, enquanto entre os produtos de limpeza básicos o sabão em pó Brilhante, de um quilo, também teve uma boa diferença, de 75%. Como é um dos itens mais usados pela dona de casa, é bom ficar de olho no preço desse produto. A dica para o consumidor, como sempre, é pesquisar muito antes de ir às compras e atentar sempre para a qualidade dos materiais.

A pesquisa completa, que foi feita em parceria com o Procon-BH, pode ser vista aqui.

MDC-MG PESQUISA PREÇO DE PRODUTOS ESSENCIAIS – MATERIAIS DE HIGIENE E LIMPEZA

A equipe de pesquisadoras vai às ruas na manhã dessa quinta-feira, 26 de julho, a partir das 9h, pesquisar o preço de vários produtos essenciais no dia a dia para higiene pessoal, como creme dental, sabonete e papel higiênico, e também para limpeza da casa, tais como sabão em pó, amaciante, detergente, esponja de aço, entre outros.

A pesquisa será realizada nos supermercados Carrefour Bairro, Epa Plus, Super Nosso, Extra e MartPlus. As pesquisadoras saem da sede do MDC-MG (R. Guajajaras, 40, 24º andar - Centro) e devem percorrer os locais pesquisados durante toda a manhã de quinta-feira.

O levantamento do preço dos produtos essenciais na área de higiene e limpeza é mais uma pesquisa da entidade em parceria com o Procon Municipal de Belo Horizonte. O resultado estará disponível em breve aqui no site.

MDC-MG PESQUISA PREÇO DE PRODUTOS ESSENCIAIS - ALIMENTOS

A equipe de pesquisadoras vai às ruas na manhã dessa quinta-feira, 19 de julho, a partir das 9:30h, pesquisar preço de vários alimentos essenciais no dia a dia, tais como arroz, feijão, açúcar, fubá, café, macarrão, biscoito, pão de forma, salsicha, entre outros.

A pesquisa será realizada nos supermercados como Verdemar, Extra, Abadia e Carrefour Bairro. As pesquisadoras saem da sede do MDC-MG (R. Guajajaras, 40, 24º andar - Centro) e devem percorrer os locais pesquisados durante toda a manhã de quinta-feira.

O levantamento do preço dos alimentos essenciais é mais uma pesquisa da entidade em parceria com o Procon Municipal de Belo Horizonte. O resultado estará disponível aqui em breve. Aguarde.

MDC-MG PROMOVE ARRAIÁ JULINO

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais vai realizar na próxima quinta-feira, dia 12 de julho, a Festa Julina para as donas de casa associadas à entidade, com participação do Coral do MDC-MG.

Além de quitutes diversos e típicos da época o "Arraiá do MDC-MG" vai contar com apresentação do Coral com diversas músicas na sede da entidade, na R. Guajajaras, 40, 24º andar. A festa começa às 14h e vai até aproximadamente às 18h. O evento é realizado gratuitamente e é exclusivo para associados do Movimento.

"De olho na Validade"

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai às ruas na manhã dessa sexta -feira, 13 de julho, de 09:30 às 12:00h, para mais uma campanha prevista em seus programas de educação para o consumo consciente.

Dessa vez o tema é a Campanha "De Olho Na Validade", que estabelece, nos supermercados que aderirem a campanha, que qualquer produto encontrado fora da validade pelo consumidor, antes de passar pelo caixa, dentro do estabelecimento pode ser trocado pelo mesmo produto, dentro da validade, de forma gratuita.

O objetivo do MDC-MG é alertar a população de mais esse direito, estabelecido através de uma ação proposta pelo Ministério público que conta com o apoio do MDC-MG e adesão da Associação Mineira de Supermercados (AMIS). A campanha já está vigorando dentro dos estabelecimentos que aderiram ao programa "De Olho na Validade".

Sorteio de DVD - Resultado

O sorteio de um DVD semi-novo, realizado na última sexta-feira, na Tarde de Cinema do MDC-MG, contemplou a diretora da entidade, Patrícia Pacífico, que doou o aparelho para um novo sorteio.

Fiquem atentos à divulgação da nova venda de rifas e do dia do novo sorteio, a se realizar também na sede do MDC-MG, valendo um aparelho semi-novo de DVD.

HORTIFRUTI EM BH PODE TER 362% DE VARIAÇÃO

O caldo de beterraba pode ficar para o próximo inverno, caso não haja uma pesquisa de preço bastante criteriosa. Segundo a pesquisa de hortifruti do MDC-MG nos sacolões e supermercados, quem não pesquisar bem pode pagar salgados 362% de diferença entre o maior e o menor preço do produto, cotado em cinco grandes lojas do ramo em Belo Horizonte. Até o mamão, que geralmente adocica a vida, pode ficar um pouco amargo no bolso do consumidor. Seguindo a beterraba de perto, a fruta registrou 282% de diferença entre preços.

Outros produtos básicos de hortifruti, como cenoura, laranja e abóbora também ficaram acima dos 150% de diferença entre o maior preço e o menor – o que mostra que se o consumidor quer poupar deve preferir fazer suas compras do mês em um sacolão. O produto que menos registrou diferença foi a vagem, que teve 62% de disparidade entre o maior e menor preço encontrado.

A dica para o consumidor, como sempre, é pesquisar muito antes de ir às compras e preferir comprar os produtos típicos da estação. Dito isso, melhor evitar o morango, com 100% de diferença entre um preço e outro, que está em plena entressafra. A melhor época para consumir a fruta é entre a primavera e verão, quando ela está no auge do sabor e perfume.

A pesquisa completa, que foi feita em parceria com o Procon-BH, pode ser vista link download clicando aqui.

MDC-MG PESQUISA PREÇO DE HORTIFRUTI

A equipe de pesquisas do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG), em parceria com o Procon Municipal de Belo Horizonte, vai a campo amanhã, dia 28 de julho, a partir das 10h, conferir os preços dos principais legumes, frutas e verduras.

A pesquisa será feita em feiras e supermercados e sacolões, como Carrefour Bairro, MartPlus, Varejão da Fartura (Centro), Extra Hipermercado, Epa e Sacolão Abastecer. As pesquisadoras vão sair da sede do MDC-MG, na R. Guajajaras, 40, 24 andar, e vai percorrer os estabelecimentos citados durante todo o dia.

PRODUTOS ESSENCIAIS DE FESTA JUNINA PODEM CHEGAM A 164% DE VARIAÇÃO

Quem vai comemorar os festejos de São João deve ficar atento. Pesquisa realizada pelo Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) realizada nessa terça-feira mostra que o preço a se pagar para fazer os tradicionais quitutes da época pode ser muito alto, chegando, em alguns casos, a 164% de variação de um estabelecimento para outro.

Entre os itens que mais demonstraram diferença de preço nos cinco estabelecimentos pesquisados estão a salsicha Pif-Paf (164% de diferença), o molho de salsinha (159%), a mandioca (141%), o molho de cebolinha (127%) e a canjica Pink (88%). Curiosamente, três dos itens que mais variaram de preço são usados em um único prato típico, que é o caldo de mandioca.

Para demonstrar o quanto a falta de uma pesquisa minuciosa pode prejudicar o consumidor, selecionamos esse prato para dar a receita do tradicional caldo de mandioca e seu custo entre os itens de maior preço e os de menor preço. A diferença entre um e outro pode chegar a exorbitantes 68% para apenas um prato típico. Imagine para uma festa junina inteira...


CALDO DE MANDIOCA

Ingredientes:

1kg de mandioca
1 molho de cebolinha
1 molho de salsinha
1kg de músculo de boi
Alho
Óleo

Modo de preparo

Cozinhe o músculo de boi em cubos com um pouco de óleo e tempero na panela de pressão, e em outra panela cozinhe a mandioca picada, até quase derreter. Quando a mandioca estiver cozida, bata no liquidificador para adquirir consistência. Misture o caldo do liquidificador com a carne e depois acrescente tempero se for necessário. Cebolinha e salsinha à parte, de acordo com a preferência de cada um.

Custo de Produção

MAIOR PREÇO

1kg de mandioca – R$ 4,29 (Carrefour Bairro)
1 molho de cebolinha – R$ 1,48 (Extra)
1 molho de salsinha – R$ 1,48 (Extra)
1kg de músculo e boi – R$ 14,90 (SuperNosso)
Alho*
Óleo – (Menor preço: Salada) – R$ 5,89 (Carrefour / Extra)

TOTAL: R$ 28,04

MENOR PREÇO

1kg de mandioca – R$ 1,78 (Supermercado Abadia)
1 molho de cebolinha – R$ 0,65 (Supermercado Abadia)
1 molho de salsinha – R$ 0,57 (Supermercado Abadia)
1kg de músculo e boi – R$ 10,50 (Supermercado Abadia)
Alho*
Óleo – (Menor preço: Liza) – R$ 3,18 (Supermercado Abadia)

TOTAL: R$ 16,68

*O alho foi cotado na pesquisa, mas não foi incluído na despesa porque a receita não pede um kg de alho.

DIFERENÇA ENTRE MAIOR E MENOR PREÇO: 68,11%

PREÇO DE PRESENTE PARA O DIA DOS NAMORADOS PODE CHEGAR A 165% DE VARIAÇÃO

Em uma das datas mais comerciais do ano, tentar agradar a quem se ama pode comprometer muito o orçamento doméstico. Pelo menos é isso que revela a pesquisa feita pelo Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG), em parceria com o Procon Municipal, na semana que antecede o tão famoso "Dia dos Namorados". Com uma possibilidade enorme de ofertas dos mais diferentes tipos de presente para a data, quem quer presentear deve escolher bem antes de efetuar a compra, mesmo porque, em alguns casos, a diferença de preços costuma ultrapassar o 100% de variação entre o maior e o menor preço.

Para facilitar a vida de quem não abre mão de dar pelo menos uma lembrancinha apaixonada na data, o MDC-MG preparou uma planilha com quatro tipos de perfil de casal (cultural, tecnológico, romântico e esportivo) no intuito de mapear a busca pelo presente perfeito. Livros, CD´S, DVD´s, flores e brinquedinhos tecnológicos foram cotados de forma comparativa, enquanto os outros presentes exibem a comparação de preços em itens sugeridos, uma vez que são de variadas marcas. Dos itens comparativos, o celular iPhone surpreende: com diferença de 7% nos preços dos aparelhos, ele pode chegar a 161% de variação nos preços dos planos básicos das operadoras que os ofertam. Dentre os itens sugeridos, os casais mais esportivos devem ficar de olho na variação da camisa pólo feminina. Nas três marcas cotadas na pesquisa, a variação chegou a 165% de diferença no preço.

Clique nos links abaixo para ver o resultado das pesquisas:

MDC-MG E PROCON MUNICIPAL PESQUISAM PRESENTES PARA O DIA DOS NAMORADOS

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai às ruas amanhã, 6 de junho, para pesquisar preços e dar sugestões de presentes para os dias dos namorados. O objetivo da pesquisa é facilitar a escolha dos produtos mais procurados para presentear os parceiros no Dia dos Namorados. Essa é a primeira pesquisa do MDC-MG em parceria com o Procon Municipal, e as pesquisadoras saem da sede do MDC-MG às 10h dessa quarta-feira.

Dentre os produtos pesquisados estarão desde os mais clássicos, como flores, chocolates e jantares, até os mais inovadores, como aparatos tecnológicos, roupas e livros e DVD´s. O MDC-MG montou quatro perfis de casais, que são os românticos, os culturais, os tecnológicos e os esportivos, para que os presentes sugeridos sejam de fácil identificação a quem quer presentear.

O resultado da pesquisa será dado nessa sexta-feira, aqui mesmo no site: mdcmg.com.br

Campanha Consumidor Mirim

O MDC-MG realiza, amanhã, 1 de junho, campanha do Consumidor Mirim na Escola Estadual Mariano de Abreu, no bairro Cachoeirinha, distribuindo a alunos de nove a 12 anos panfletos sobre a importância do consumo consciente entre as crianças.

ATO CONVOCATÓRIO Nº 001/2012

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais – MDC/MG, vem através deste instrumento, comunicar que estará recebendo a partir da presente data, 22 de março de 2012, até as 18h do dia 28 do mesmo mês, currículos, para contratação de pessoal para ocupação do cargo de Serviços Gerais de Limpeza.

MDC-MG REALIZA CAMPANHA EDUCATIVA NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai promover, amanhã, 22 de março, campanha educativa pelo Dia Mundial da Água. O objetivo é alertar à população para a economia do recurso natural, afim de ajudar o planeta e não comprometer o orçamento doméstico com gastos excessivos.

As donas de casa vão promover a ação em frente à sede do MDC-MG (R. Guajajaras, 40, 24º andar) e adjacências às 9h desta quinta e vão distribuir panfletos com dicas para combater o uso indiscriminado da água.

PESQUISA DE PRODUTOS DA QUARESMA CONSTATA DIFERENÇA DE ATÉ 125% EM PEIXES

A equipe de pesquisadoras do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais realizou pesquisa de produtos da quaresma, nessa terça-feira, 20 de março, e constatou diferenças alarmantes no preço de alguns produtos.

A mais discrepante delas, de 125,79% de diferença entre o menor e maior preço, ficou por conta do surubim em postas, que variou de R$15,90 a R$35,90 nos estabelecimentos pesquisados. Logo depois vem o filé de bacalhau do Porto, que custa R$39,90 no menor preço e R$84,90 no maior, uma diferença de 112,78%.

O terceiro e quarto lugares de maior diferença de peixe também foram no preço dos peixes. A traíra inteira teve uma variação de 70,71% entre seu maior e menor preço, seguida pela tainha, com 62,24% de diferença nos estabelecimentos pesquisados.

Enquanto o azeite Gallo Extra Virgem seguiu de perto a alta variação, com 59,33% de diferença entre maior e menor preço pesquisados, os ovos tiveram variação máxima de 4,8%. O MDC-MG sugere que o consumidor saia em busca dos produtos que utilizará nas ceias da sexta-feira da Paixão e Páscoa o quanto antes, para evitar um provável aumento no preço na Semana Santa, já que a demanda cresce nos últimos dias da quaresma.

MDC-MG PESQUISA PREÇOS DE PRODUTOS DA QUARESMA

A menos de um mês para o fim da quaresma e início da Semana Santa, a equipe de pesquisadoras do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) realiza amanhã, terça-feira, 20 de março, pesquisa do preço de peixes, ovos e azeites, produtos típicos desse período religioso. Elas saem da sede do Movimento às 9h da manhã e seguem até 12h em peixarias e frigoríficos no tradicional comércio do Bonfim, Mercado Central e Extra (R. Francisco Sales). Entre os produtos pesquisados estarão cação, linguado, salmão, sardinha, surubim e bacalhau, além de ovos brancos e vermelhos e as principais marcas de azeite.

Também serão observados alguns aspectos de cada peixaria, como higiene, qualidade das carnes, atendimento, aspecto dos aventais e se os produtos estão corretamente identificados e separados uns dos outros.

MDC-MG REALIZA CAMPANHA PELO DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, 15 de março, instituído pelo presidente John Kennedy em 1962, o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais e o Procon Municipal de Belo Horizonte vão fazer, nessa quinta-feira, de 9h às 12h, campanha educativa sobre os direitos do consumidor. A campanha vai abordar, dentre outras questões, os problemas dos usuários de telefonia fixa.

A campanha será realizada no quarteirão fechado entre a Praça Sete e a Rua Rio de Janeiro e vai contar com a distribuição de material educativo e dicas da equipe de campanha do MDC-MG.

MDC-MG PARTICIPA DE COMEMORAÇÕES PELO DIA DA MULHER E MÊS DO CONSUMIDOR NA CIDADE ADMINISTRATIVA

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais participa, amanhã, 6 de março, das comemorações pelo Dia da Mulher, em consonância com o Mês do Consumidor, na Cidade Administrativa.

O evento, que terá a participação da entidade com o estande "A Mulher e o Consumo Consciente", de 11h às 15h, tem o objetivo de democratizar ainda mais a disseminação da informação sobre os direitos do consumidor e será realizado no espaco de convivência da Cidade Administrativa.

Na ocasião serão esclarecidas dúvidas na relação de consumo, com a advogada do MDC-MG, Gabriella Vieira, e a equipe de donas de casa fará distribuição de material educativo.

Minas Solidária - Donativos para as vítimas das chuvas em Minas Gerais

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais vai entregar amanhã [17/01], na sede do Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social), donativos recolhidos entre os associados para as vítimas das chuvas em Minas Gerais, em uma participação da entidade no Programa "Minas Solidária" do Serviço Voluntário de Assistência Social.

ATO CONVOCATÓRIO Nº 003/2011

Constitui objeto do presente Ato Convocatório a contratação de Empresa de auditoria externa independente credenciada junto à Controladoria Geral do Estado de Minas Gerais, para proceder a auditagem do ano fiscal de 2011 relativo ao Termo de Parceria, celebrado entre Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Governo de Minas Gerais.

BAZAR DA PECHINCHA BENEFICENTE

O MDC-MG está promovendo na sede, até o dia 23 de dezembro, o BAZAR DA PECHINCHA BENEFICENTE, com produtos usados e seminovos de ótima qualidade, a preços populares.

O dinheiro arrecadado será revertido para a manutenção de serviços da entidade.

Participe!

De 6 a 23 de dezembro na sede do MDC-MG (R. Guajajaras, 40, 24o. andar).

Ajude-nos também a divulgar essa causa!

MDC-MG REALIZA CAMPANHA EDUCATIVA PELA REDUÇÃO DO CONSUMO DE SAL

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) realiza na próxima segunda-feira, 5 de dezembro, a campanha educativa "Mais Saúde, Menos Sal", em parceria com o IBOC (Instituto Brasileiro de Orientação ao Consumidor). A campanha visa educar os consumidores contra o uso excessivo de sal, um hábito de simples mudanças que pode evitar várias doenças, como hipertensão.

A equipe de campanhas do MDC-MG vai distribuir panfletos com dicas sobre o consumo consciente do sal no dia-a-dia na manhã de segunda, das 9h às 11:30h, na R. Guajajaras, entre Afonso Pena e Goiás.

MDC-MG REALIZA CAMPANHA DE COMBATE AO ENDIVIDAMENTO

Fim de ano é o momento em que muitas pessoas costumam gastar mais (principalmente o décimo terceiro) no consumo de presentes e produtos diversos para as datas comemorativas. E é justamente nessa época, com o acúmulo de parcelas de compras diversas somado ao pagamento de vários impostos, que ocorre entre dezembro e janeiro, que o monstro do endividamento costuma assombrar o brasileiro.

No objetivo de educar a população para saber como evitar situações como essa o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai às ruas na próxima segunda-feira, 21 de novembro, para realizar campanha educativa baseada em "10 Mandamentos Contra o Endividamento".

A equipe de campanhas do MDC-MG vai distribuir panfletos com dez principais diretrizes para se ver fora das dívidas. O material tem como objetivo alertar os consumidores de práticas que podem comprometer não só o bolso, mas também todo o orçamento doméstico.

As donas de casa saem da sede do MDC-MG (R. Guajajaras, 40, 24º andar) às 9:30h de segunda e vão distribuir o panfleto educativo no quarteirão entre Afonso Pena e Guajararas / Guajajaras e Goiás. A campanha vai até às 12:30.

MDC-MG ITINERANTE VAI ATENDER CONSUMIDORES NA RODOVIÁRIA

Associadas e diretoras do MDC-MG (Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais) vão levar à Rodoviária de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira, 11 de novembro, mais uma edição do MDC-MG ITINERANTE com atendimento jurídico gratuito na ÁREA de relações de consumo, bem como distribuição gratuita do Código de Defesa do Consumidor.

A ação começa às 14h e a advogada do MDC-MG, Dra. Gabriella Vieira, vai fornecer dicas na área de relações de consumo, em geral, e também quanto a problemas com viagens, já que dezembro se aproxima e, como mês das férias, muitas famílias vão aproveitar o período para viajar.

O atendimento gratuito aos consumidores ocorrerá por ordem de chegada e vai ser realizado até às 16h no saguão de entrada do terminal rodoviário.

MDC ITINERANTE VOLTA AO MERCADO CENTRAL

O MDC-MG (Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais) vai promover mais uma edição do "MDC Itinerante" na próxima quarta-feira, 05 de outubro, das 9h às 11:30h, no Mercado Central de Belo Horizonte. O foco é atender gratuitamente consumidores que tenham dúvidas sobre relações de consumo e também sobre legislação da empregada doméstica.

A ação vai ser realizada pela diretora jurídica e especialista na legislação do empregado doméstico, Geralda Lopes, e pela advogada de relação de consumo do MDC-MG, Gabriella Vieir.

Esta é a oitava ação do projeto "MDC Itinerante", que começou em março de 2010 e visa atender consumidores em locais estratégicos de Belo Horizonte.

MDC-MG REALIZA CAMPANHA PELA SEGURANÇA DOS BRINQUEDOS

O dia das crianças está quase chegando, e com ele grande oferta de brinquedos para todas as idades. Mas é preciso que os pais fiquem atentos ao que estão adquirindo para seus filhos, principalmente se o brinquedo oferecer algum risco potencial à segurança das crianças. Com objetivo de tirar dúvidas e mostrar como brincar com segurança, o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai às ruas na próxima segunda-feira, 3 de outubro, realizar a campanha educativa "Brincando com Segurança".

A equipe de campanhas do MDC-MG vai distribuir cerca de 600 cartilhas sobre brinquedos seguros, além de cartilhas totalmente direcionadas aos pais sobre como ter uma casa segura para crianças e outra sobre a importância da instalação das novas tomadas, para evitar acidentes domésticos com os pequenos.

As donas de casa saem da sede do MDC-MG (R. Guajajaras, 40, 24º andar) às 9h desta segunda e vão distribuir cerca de mil panfletos no entorno de várias lojas de brinquedos do bairro Savassi.

MDC-MG REALIZA CAMPANHA PELA DOAÇÃO DE SANGUE

Com objetivo de incentivar a população de Belo Horizonte a doar sangue, aumentando o estoque da Hemominas, que está escasso para alguns tipos sanguineos, o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai às ruas amanhã, 27 de setembro, realizar a campanha educativa "Doe Sangue, Doe Vida".

A equipe de campanhas do MDC-MG vai distribuir, em parceria com a Hemominas, material educativo que orienta a população sobre a doação de sangue, explicando todo o processo e também quem pode ser doador.

As donas de casa saem da sede do MDC-MG (R. Guajajaras, 40, 24º andar) às 9:30h desta quarta e vão distribuir cerca de mil panfletos no entorno da Alameda Ezequiel Dias (onde fica o Hemominas) e na Av. Alfredo Balena, na altura do Hospital João XXIII.

MDC-MG REALIZA CAMPANHA EDUCATIVA PELO CONSUMO DE PEIXE

O consumo de peixe do brasileiro, de 9kg/ano, está abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de 12kg/ano por pessoa. Com objetivo de incentivar o aumento do consumo desse alimento, o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) se juntam ao Ministério da Pesca e Aquicultura na Semana do Peixe, que em 2011 vem com o lema: "Inclua pescado na sua alimentação! Faz bem à saúde".

Com essa visão, a equipe de campanhas do MDC-MG vai, nessa sexta-feira, 23 de setembro, até o Mercado de Peixes da Rua Bonfim, em Belo Horizonte, orientar à população sobre os benefícios do consumo de peixe e, principalmente, como esse alimento deve ser bem acondicionado em casa.

As donas de casa saem da sede do MDC-MG (R. Guajajaras, 40, 24º andar) às 9:30h desta sexta e vão distribuir cerca de mil panfletos com várias dicas de acondicionamento do peixe e formas de consumo.

MDC-MG PESQUISA SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES COM COMPRAS COLETIVAS

Um dia depois de completar 28 anos, o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) inova em sua área de pesquisas e lança nessa quarta-feira, 14 de setembro, pesquisa online de satisfação dos consumidores com sites de compras coletivas. O objetivo da pesquisa é mapear os principais problemas que os consumidores enfrentam ao realizar compras promocionais nos principais sites de compras coletivas que atendem ao estado de Minas e realizar, a partir daí, campanhas educativas ou, se necessário, ações coletivas de consumo.

A pesquisa, online, é divulgada nas redes sociais do MDC-MG: Twitter e Facebook e pretende alcançar, no mínimo, 500 respostas. O formulário ficará no ar por dez dias (até 24 de setembro de 2011).

ATO CONVOCATÓRIO Nº 002/2011

Constitui objeto do presente Ato Convocatório a contratação de fornecedor de 30 cadeiras tipo universitária confeccionada com espuma de alta densidade, revestida em tecido.

ATENDIMENTO JURÍDICO - RELAÇÃO EMPREGADO/EMPREGADOR

Se você tem algum problema ou dúvida na relação EMPREGADO/EMPREGADOR DOMÉSTICO, não perca esta oportunidade.

O MDC/MG estará oferecendo plantão de ATENDIMENTO JURÍDICO GRATUITO em sua sede: (Rua Guajajaras,40/24ºandar) nos dias 27/07 (quarta-feira), 28/07 (quinta-feira) E 29/07 (sexta-feira), de 09:00 às 17:00h.

Ligue já e marque seu horário 31 3274 1033

MDC-MG ITINERANTE VAI ATENDER CONSUMIDORES NA RODOVIÁRIA

Associadas e diretoras do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vão levar à Rodoviária de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira, 22 de julho, mais uma edição do MDC-MG ITINERANTE, com atendimento jurídico gratuito nas relações de consumo e distribuição de Código de Defesa do Consumidor.

A ação começa às 14h e a advogada do MDC-MG, Gabriella Vieira, vai dar dicas nas relações de consumo em geral e também sobre problemas em viagens, já que julho é o mês das férias e muitas famílias aproveitam o período para viajar. O atendimento gratuito aos consumidores ocorrerá por ordem de chegada e vai ser realizado até às 17h no saguão de entrada do terminal rodoviário.

Saúde Auditiva

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais promove, amanhã, 12 de julho, a palestra "Saúde Auditiva", com a fonoaudióloga Fernanda Borges. A palestra será realizada na sede do MDC-MG, na R. Guajajaras, 40, 24º andar – Centro, às 14:30h. A entrada é franca.

FESTANÇA JULINA NO "ARRAIÁ DO MDC-MG"

Venha participar da nossa Quadrilha e saborear deliciosos caldos, cachorro quente, amendoim torrado, pipoca, canjica, pé-de-moleque e quentão. Além de sorteio de prendas.

Convite antecipado na sede a R$10,00.

Data: 08/07/11 - Sexta-feira Horário: 15h Local: Rua Guajajaras, 40, 24º andar

ATO CONVOCATÓRIO Nº 001/2011

Constitui objeto do presente Ato Convocatório a contratação de fornecedor de 2 aparelhos de ar condicionado 30.000 BTU/h SPRINGER MECÂNICO.

educação financeira, jurídica, nutricional, saúde e beleza, emissão de CPF e Carteira de Trabalho

A Câmara Municipal de BH oferece, grátis, no dia 28 de junho, orientações sobre educação financeira, jurídica, nutricional, saúde e beleza, emissão de CPF e Carteira de Trabalho, no evento "Núcleo de Cidadania".

Dia: 28 de junho Horário: 9h às 15h Local: Estacionamento da CMBH (entrada pela Av. Churchill)

Info: 3555-1106

MDC-MG PESQUISA PREÇOS DE PRODUTOS ESSENCIAIS

A equipe do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) realiza amanhã, quarta-feira, 15 de junho, a partir das 9h, pesquisa de preços de produtos essenciais nos seguintes estabelecimentos: Supermercado Extra (Av. Francisco Sales), Epa Plus (Av. Afonso Pena), Super Nosso (R. Gonçalves Dias), Carrefour Bairro (Av. Prudente de Morais), Supermercado Abadia (Av. Augusto de Lima), MartPlus (R. Irai) e VerdeMar (Av. Senhora do Carmo).

Dentre os produtos a serem pesquisados estão arroz, feijão, açúcar, farinha de mandioca e de trigo, fubá, sal, café, macarrão, vinagre, óleo de soja, extrato de tomate, biscoito, amido de milho, salsicha, leite, pão, ovo, além de produtos de limpeza e higiene pessoal.

MDC-MG PROMOVE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai promover, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação contra gripe, inclusive a H1N1, a idosos acima de 60 anos, gestantes e crianças de até dois anos.

A campanha de vacinação será realizada amanhã, 10 de maio, das 9h às 17h, na R. Guajajaras, 40, 24º andar.

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO MDC-MG

Belo Horizonte, 05 de maio de 2011.

Prezado(a) Associado(a),

Convoco Vossa Senhoria para participar da Assembleia Geral Extraordinária do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais, a realizar-se na data de 12 de maio de 2011, às 15h, na sede da entidade, à Rua dos Guajajaras, nº40 - 25º andar, quando será realizada eleição dos membros do Conselho Diretor e Conselho Fiscal, bem como, indicação dos membros do Conselho Consultivo, e Coordenações Institucional e de Pesquisa, para o triênio 2011/2014, em conformidade com os termos do Estatuto.

Fica aberta a possibilidade de qualquer associado pleno apresentar chapa completa para concorrer a referida eleição.

Na oportunidade, serão também apresentadas, discutidas e aprovadas, modificações no Estatuto da entidade.

Em observância ao art. 12, alíneas, d, e, do Estatuto, a primeira chamada será realizada pontualmente às 15h e, para a realização da reunião, será necessária a presença de 50% mais um dos associados plenos. Em segunda chamada, a Assembléia Geral Extraordinária realiza-se na mesma data, 30 (trinta) minutos após a primeira chamada, com qualquer número de associados plenos.

Lembro que a sua participação é da maior importância para promovermos o crescimento da nossa entidade, que já acumula uma história de vinte e sete anos na proteção e defesa dos direitos da dona de casa e do cidadão consumidor.

Com apreço,

Lúcia Pacífico
Presidente do Conselho Diretor

MDC-MG LANÇA LIVRO SOBRE SUA HISTÓRIA

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais, MDC-MG, vai lançar, nesta segunda-feira, 9 de maio de 2011, às 19 horas, o livro "História dos 25 anos do MDC-MG". O evento será realizado na Academia Mineira de Letras (R. da Bahia, 1466, Lourdes).

PROGRAMAÇÃO DO LANÇAMENTO DO LIVRO "MAS SEM PERDER A TERNURA...", HISTÓRIA DO MOVIMENTO DAS DONAS DE CASA E CONSUMIDORES DE MINAS GERAIS

Data: 2ª feira, 9 de maio de 2011Local: Academia Mineira de Letras

Programação

- Abertura: 19h

- Composição da Mesa
- Palavra de Lúcia Pacífico
- Palavra do Presidente da Cemig, Dr. Djalma Bastos de Morais
- Palavra do Presidente da Fiat, Cledorvino Belini
- Palavra da Secretária de Cultura - Eliana Parreiras
- Palavra do Vice Governador
- Entrega de um exemplar à Secretária do Estado de Cultura, Eliane Parreiras
- Entrega de um exemplar ao Presidente da Fiat, Cledorvino Belini
- Entrega de um exemplar ao Presidente da Cemig, Dr. Djalma Bastos de Morais

- Encerramento: Coral

- Convite para Café Mineiro

MDC-MG REALIZA PALESTRA PARA TIRAR DÚVIDAS SOBRE A NOVA LEI DAS SACOLAS PLÁSTICAS

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais, MDC-MG, realiza, na próxima segunda-feira, 2 de maio, às 14:30, a palestra "Tira Dúvidas – Sacolas Plásticas e Consumo Sustentável", na sede da entidade (R. Guajajaras, 40, 25º andar). A palestra será proferida pelo Doutor Itamar Cabral, engenheiro civil com especialização em Engenharia Sanitária e representante do Sistema de Limpeza Urbana (SLU), e contará com os seguintes representantes: Dr. Saulo Henrique Athaíde, chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente da PBH; Dr. Ricardo Amorim, promotor de justiça.

O MDC-MG faz parte do Comitê de Campanha "Sacola Plástica Nunca Mais" e tem recebido, através do site da entidade, diversas dúvidas de consumidores perante a nova lei, que entrou em vigor no dia 18 de abril. A palestra será aberta ao público, com entrada franca.

MDC-MG PESQUISA PREÇOS DE SERVIÇOS NOS SALÕES DE BELEZA

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG), vai pesquisar, amanhã, 28 de janeiro, a partir das 14h, preços de serviços básicos nos salões de beleza. A pesquisa vai abranger o custo de escova, manicure, pedicure, tintura, corte, hidratação, relaxamento, maquiagem, limpeza de pele e depilação, entre outros serviços. As pesquisadoras vão percorrer sete salões do Centro da capital e dois do bairro Santo Antônio.

MDC-MG REALIZA CAMPANHA EDUCATIVA PELO COMBATE À DENGUE

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai promover, amanhã, 27 de janeiro, campanha educativa pelo combate à dengue. O objetivo é alertar à população para os perigos da proliferação do mosquito da dengue em água parada, com distribuição de panfletos confeccionados em parceria com as secretarias Estadual e Municipal de Saúde.

As donas de casa vão promover a ação em frente à sede do MDC-MG (R. Guajajaras, 40, 24º andar) e adjacências às 14:30h desta quinta e vão distribuir cerca de mil panfletos com dicas para combater efetivamente a doença.

MDC-MG PESQUISA PREÇOS DE PROTETOR SOLAR

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG), vai aproveitar o período de verão e pesquisar, amanhã, 26 de janeiro, a partir das 14h, preços das principais marcas de protetor solar, como Cenoura & Bronze, Copertone, Episol, Helioblock, L´Oreal Solar Expertise, Nívea, Rochinesol, Spectraban, Sundown e Ansolar, nas drogarias Pacheco, Araújo, Droga Raia e Lojas Rede.

MDC FAZ ENTREGA DE DONATIVOS PARA A CRUZ VERMELHA

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai entregar à Cruz Vermelha, nesta sexta-feira, 21 de janeiro, às 16h, os cerca de três mil litros de água mineral que foram doados por centenas de pessoas na sede da entidade, como parte da Campanha do Litro d´Água, com o objetivo de ajudar as vítimas das enchentes no sudeste brasileiro.

O caminhão e a van que transportarão os donativos foram disponibilizados pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), e cerca de 15 donas de casa acompanharão a entrega para a Base de Apoio do Belvedere (BR 356, Leroy Merlin). "Nós vamos acompanhar a entrega para que possamos nos certificar do destino das doações", afirma a presidente do MDC-MG, Lúcia Pacífico.

O MDC-MG ainda recebe doações de água mineral durante a manhã e a tarde dessa sexta-feira, na sede da entidade, à R. Guajajaras, 40, 24º andar, a partir das 8h da manhã.

MDC ITINERANTE VOLTA A CONFINS

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai promover mais uma edição do "MDC Itinerante" na próxima sexta-feira, 14 de janeiro, das 9h às 13h, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins. O foco é atender gratuitamente consumidores que tenham dúvidas sobre relações de consumo e também sobre seus direitos frente aos recentes problemas causados por companhias aéreas brasileiras.

A ação vai ser realizada pela advogada de relação de consumo do MDC-MG, Gabriella Vieira, em parceria com o advogado voluntário do Movimento, Gustavo Trevas. Todo o atendimento é gratuito.

Esta é a sexta ação do projeto "MDC Itinerante", que começou em março de 2010 e visa atender consumidores em locais estratégicos de Belo Horizonte.

MDC-MG PESQUISA NOVAMENTE AUMENTO DA CARNE

Dando continuidade à campanha Substituir a carne: uma jogada inteligente, a equipe do MDC-MG repete amanhã, quinta-feira, 13 de janeiro, a partir das 14 horas, pesquisa do preço da carne nos seguintes estabelecimentos: Frigorífico Uberaba (Av. Augusto de Lima), Frigorífico Alvorada (R. Curitiba), Frigorífico Montalvânia (Mercado Central), Extra Hipermercado (Santa Efigênia), Super Nosso (Cruzeiro) e Carrefour Bairro (Prudente de Morais).

Também serão observados alguns aspectos de cada açougue, como higiene, qualidade das carnes, atendimento, aspecto dos aventais e se as carnes de boi, porco e peixe estão corretamente separadas umas das outras.

MDC-MG REALIZA CAMPANHA EDUCATIVA PELA SUBSTITUIÇÃO DA CARNE

A alta do preço da carne, em plena safra, levou o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) a sugerir alternativas para a substituição no cardápio. Com essa visão, o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) faz, nessa terça-feira, 11 de janeiro, a campanha educativa "Substituir a Carne – Uma Jogada Inteligente". O objetivo é sugerir outros produtos para o cardápio diário, tão nutritivos quanto a carne, porém mais baratos.

As donas de casa saem da sede do MDC-MG (R. Guajajaras, 40, 24º andar) às 14:30h desta terça e vão distribuir cerca de mil panfletos com receitas alternativas na Praça Sete, entre a Rua dos Tamóios e Afonso Pena.

MDC-MG PESQUISA PREÇOS DE MENSALIDADE ESCOLAR EM BELO HORIZONTE

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG), vai pesquisar, amanhã (6 de janeiro), a partir das 9h, mensalidades de 16 colégios particulares de Belo Horizonte.

A pesquisa vai abranger o custo escolar do Ensino Fundamental (1ª a 9ª série) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) na capital mineira.

Entre os colégios pesquisados estão o Colégio Marista Dom Silvério, Colégio Loyola, Colégio Santo Antônio, Colégio Batista Mineiro, entre outros.

MDC-MG PESQUISA ITENS DA LISTA DE MATERIAL ESCOLAR

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG), vai pesquisar, amanhã (29 de dezembro), preço de vários itens solicitados listas de material escolar, dentre eles apontador, borracha, caneta, lápis de cor, lápis preto, régua, caderno, papel A4, tinta, tesoura, giz de cera, cola e massa de modelar.

A equipe de pesquisadoras sai da sede do MDC-MG (R. Guajajaras, 40, 24º andar), às 9h. O trajeto incluirá Copiadora Universal (R. Guajajaras), Mixpel (R. Goiás), Port Papelaria e Informática (R. Bahia), Livraria Leitura (Shopping Cidade) e Lojas Americanas (R. São Paulo).

ATO CONVOCATÓRIO Nº 003/10

Ato Convocatório do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais, que realizará seleção que tem por objeto a CONTRATAÇÃO de Empresa de Auditoria externa.

MDC-MG REALIZA PESQUISA DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS PLANOS DE SAÚDE

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai realizar, na próxima segunda-feira, 6 de dezembro, pesquisa de satisfação dos usuários de Planos de Saúde. O Movimento quer saber dessas pessoas o grau de satisfação frente aos serviços oferecidos pelo convênio e mapear as possíveis falhas desse serviço.

As pesquisadoras saem da sede do MDC-MG (R. Guajajaras, 40, 24º andar) às 9h da manhã, percorrendo os hospitais Felício Rocho, Arapiara (Unimed), Socor, Vera Cruz e Madre Tereza. A expectativa é de que sejam feitas, pelo menos, 50 pesquisas.

Pesquisa de Satisfação da prestação de serviço nos Bancos aponta falhas

Durante a última semana, o MDC-MG foi às ruas saber as impressões do consumidor sobre os serviços bancários, inclusive no que diz respeito à infraestrutura desses estabelecimentos.

Quanto à infraestrutura, os sete bancos pesquisados foram bem avaliados pelo público. As restrições ficaram apenas para a falta de atendimento a idosos e portadores de necessidades especiais em sala separada. Apenas o banco Santander da Av. Afonso Pena possui o serviço.

Contudo, os consumidores reclamaram muito de falhas no atendimento ao público (como a demora nas filas e poucos atendentes nos caixas). Os preços altos das tarifas bancárias, bem como a alta taxa de juros, também foram itens de reclame do cidadão, que tem que lidar, no Brasil, com uma das maiores taxas de juros do mundo.

O MDC-MG constatou que, recentemente, houve um grande aumento na preocupação com a segurança. A maioria dos entrevistados, em um universo de 50 pessoas, preencheu o item "solicitação" com pedidos de caixa vip para saque e retirada dos caixas eletrônicos virados para a rua.

Os detalhes da pesquisa e outros itens reclamados podem ser encontrados no link: Pesquisa de Qualidade dos Serviços Bancários em BH.

MDC-MG PESQUISA QUALIDADE DOS SERVIÇOS BANCÁRIOS

Com algumas exceções, os serviços bancários deixam muito a desejar. Diante disso, o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG), faz amanhã, 26 de novembro, a partir das 10h, pesquisa da qualidade desses serviços.

A pesquisa envolve desde a qualidade do atendimento e do espaço físico para atendimento até a existência de bebedouro para uso dos clientes, por exemplo.

No roteiro estão os bancos do Brasil, HSBC, Santander, Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal.

MDC ITINERANTE VOLTA A CONFINS

O MDC-MG (Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais) vai promover mais uma edição do "MDC Itinerante" na próxima sexta-feira, 12 de novembro, das 9h às 13h, no Aeroporto Internacional de Confins. O foco é atender gratuitamente consumidores que tenham dúvidas sobre relações de consumo e também sobre as mudanças na resolução 141 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que garantem mais direitos e informação clara ao consumidor.

A ação vai ser realizada pela advogada de relação de consumo do MDC-MG, Gabriella Vieira, em parceria com o advogado voluntário do Movimento, Gustavo Trevas. Também atenderá a advogada voluntária do MDC-MG, Luciana Atheniense, autora do livro "Viajando Direito", com o objetivo de esclarecer o público nas questões da relação de consumo, principalmente na área de turismo, com questões como extravio e perda de bagagens, além de tirar dúvidas sobre as mudanças da resolução. Todo o atendimento é gratuito.

Esta é a quinta ação do projeto "MDC Itinerante", que começou em março de 2010 e visa atender consumidores em locais estratégicos de Belo Horizonte.

MDC-MG PESQUISA FLORES PARA DIA DE FINADOS

A equipe de pesquisa do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai pesquisar o preço de flores para o dia de finados, no próximo dia 2 de novembro. Elas saem do MDC-MG amanhã, 26 de outubro, às 8:30h da sede do MDC-MG (R. Guajajaras, 40, 24º andar) e vão realizar a pesquisa em lojas do Mercado Central. Dentre as flores que serão pesquisadas estão o antúrim, bouquet de rosas vermelhas, copo de leite, crisântemo, estrelízia, flores do campo, gpsiofila verde, lírio, margarida, palma e violeta.

MDC-MG REALIZA PESQUISA DE PREÇOS PARA O DIA DAS CRIANÇAS E CAMPANHA EDUCATIVA PELA BRINCADEIRA SAUDÁVEL

12 de outubro, dia das crianças. O MDC-MG (Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais) faz, nessa quinta-feira, 7 de outubro, pesquisa de preços dos brinquedos, dá sugestões e adverte aos pais quanto a aquisição de presentes para o dia das crianças.

A pesquisa de preços de brinquedos começa às 9:30. As pesquisadoras saem da sede do MDC-MG (R. Guajajaras, 40, 24º andar, Centro) e vão percorrer as lojas Brinkel (R. Pe. Eustáquio, 2030), Ri-Happy (R. Pernambuco, 1184), Lojas Americanas do Shopping Cidade, Estripulia (Shopping Cidade), e Magazine Luiza (R. Rio de Janeiro, 319).

A Campanha "Brinquedo Seguro" começa simultaneamente à pesquisa, às 9:30h, e a equipe de campanhas vai acompanhar as pesquisadoras distribuindo panfletos. O objetivo é dar dicas aos pais e orientar para a compra de produtos que não incitem à violência, como armas de brinquedo, por exemplo.

ATO CONVOCATÓRIO Nº 0002/10

Ato Convocatório do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais, que realizará seleção que tem por objeto a CONTRATAÇÃO de Empresas de serviço gráficos.

MDC REALIZA CAMPANHA PELO VOTO CONSCIENTE

Na semana em que o país decide seus principais governantes, o MDC-MG (Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais) vai às ruas para promover campanha sobre o voto consciente. Nesta quinta-feira, 30 de setembro, a equipe do MDC-MG vai distribuir panfletos com dicas para escolher bem os candidatos. As donas de casa vão sair da sede do Movimento, na R. Guajajaras, 40, 24o. andar, e percorrer a Afonso Pena, parando na Praça Sete e seguindo em direção ao Terminal Rodoviário. Elas também passarão pelo Mercado Central.

A ação, que começa às 9h, visa educar a população para que as eleições de 3 de outubro transcorram sem dúvidas ou problemas. O panfleto informativo do MDC-MG também trará dicas de sites para que os eleitores possam checar a história de vida de seus candidatos, e a quem recorrer em caso de venda de votos ou boca de urna.

ALIMENTOS TRANSGÊNICOS

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) participa amanhã, quarta-feira, 29 de setembro, do Ciclo de Palestras e Debates sobre Alimentos Transgênicos, no auditório da FAEMG (Av. Carandaí, 1115, 1º andar, Centro), com a presença do Secretário de Estado de Agricultura, Dr. Gilman Viana.

MDC-MG SE APRESENTA NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CORAIS

O Coral do MDC-MG, regido pelo Maestro Júlio César Faria, se apresenta hoje, às 18:30, na escadaria do Conservatório de Música da UFMG (Av. Afonso Pena, 1534, em frente ao Palácio das Artes). O concerto faz parte da programação do Festival Internacional de Corais.

De acordo com o Maestro Júlio César, serão apresentadas as músicas Pastorinhas, Aquarela do Brasil, Estão Voltando as Flores, Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor, Maria Maria, entre outras.

Essa é a terceira vez que o Coral do MDC-MG se apresenta no Festival Internacional de Corais. As apresentações são gratuitas e abertas ao público.

MDC-MG VERIFICA PREÇO DE CADEIRINHA PARA CARRO

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai pesquisar amanhã, 01 de setembro, preços de cadeira de automóvel para bebês, uma vez que nesta quarta-feira passa a vigorar a regra para transportar crianças obrigatoriamente em cadeirinhas nos carros de passeio. A multa para quem descumprir a regra é de R$191,54, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

As pesquisadoras do Movimento vão realizar a pesquisa com diversos modelos de cadeirinha, que comporta crianças de várias idades, de acordo com seu peso (bebê conforto para recém-nascidos, cadeira para até 5 anos e cadeira de elevação até 7 anos), a partir das 14 horas, em lojas como Americanas, Extra, Carrefour, Lojas Baby e Tool Box. Elas saem da sede do MDC-MG, na R. Guajajaras, 40, 24º andar - Centro.

ATO CONVOCATÓRIO Nº 001/10

Ato Convocatório do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais, que realizará seleção que tem por objeto a CONTRATAÇÃO de Empresas de serviço de hotelaria (auditório, coffee break, equipamentos, buffet(almoço) e hospedagem).

MDC-MG COMPARA PREÇO DE COMIDA DE BOTECO

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai pesquisar amanhã, 26 de agosto, preços de porções, caldos e bebidas em vários bares da capital.

As pesquisadoras do Movimento vão realizar a pesquisa a partir das 14 horas, em bares do Centro, Santa Tereza e Savassi. Elas saem da sede do MDC-MG, na R. Guajajaras, 40, 24º andar - Centro.

MDC-MG COMPARA PREÇO DE MEDICAMENTOS DE MARCA E GENÉRICOS

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai pesquisar os preços de medicamentos de marca e genéricos que, por lei, deveriam ter preços mais baixos para o consumidor.

As pesquisadoras do Movimento vão comparar os preços nas redes de drogarias e farmácias de Belo Horizonte amanhã, 18 de agosto, a partir das 13 horas. Elas saem da sede do MDC-MG, na R. Guajajaras, 40, 24º andar, Centro.

Visita dos estudantes de Ohio (EUA) ao MDC-MG

QUANTO CUSTA MANTER UM CACHORRO?

Ter um animalzinho de estimação é uma ótima opção de companhia, mas pode sair mais caro do que muita gente pensa. O MDC-MG (Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais) vai verificar amanhã, em alguns dos principais pet shops de Belo Horizonte, quanto custa manter um cãozinho em boa saúde e com a higiene em dia.

As pesquisadoras saem amanhã, 15 de julho, às 13:30h, da sede do Movimento (R. Guajajaras, 40, 24º andar) e passam pelas clínicas Quatro Patas (Luxemburgo), Paraíso Animal (Nova Suíssa), Baby Dog Pet Shop (Lourdes), Clínica Pet Shop Dogs (Cidade Jardim) e Bicharada (São Pedro). Dentre os itens pesquisados estarão banho, tosa, vacinas, ração, cama para cachorro e outros adereços e materiais de limpeza, higiene e saúde para filhotes e adultos de várias raças.

MDC-MG PESQUISA PREÇOS PARA FESTA JUNINA

A equipe de pesquisadoras vai às ruas na tarde dessa terça-feira, 22 de junho, a partir das 13h, para pesquisar preço de produtos da época de festas juninas. Dentre os itens pesquisados estão doces, salgados, bebidas e ingredientes para os pratos típicos do mês.

A pesquisa será realizada nos mesmos locais do ano passado (Carrefour Bairro, MartPlus, Extra Hipermercado, Super Nosso e Abadia), focando os mesmos itens, para que seja possível fazer um comparativo de preços entre 2009 e 2010.

As pesquisadoras saem da sede do MDC-MG (R. Guajajaras, 40, 24º andar - Centro) e devem percorrer os locais pesquisados durante toda a tarde de quarta-feira.

MDC-MG ITINERANTE VAI ATÉ CONFINS

O MDC-MG (Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais) vai promover mais uma edição do “MDC Itinerante” na próxima sexta-feira, 18 de junho, das 9h às 13h, no Aeroporto Internacional de Confins. Dessa vez, a ação visa orientar o consumidor para as mudanças na resolução 141 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que garantem mais direitos e informação clara ao consumidor.

A ação vai ser realizada pela advogada voluntária do MDC-MG, Luciana Atheniense, autora do livro “Viajando Direito”, com o objetivo de atender o público nas questões referentes às relações de consumo, principalmente nos procedimentos de viagem, como extravio e perda de bagagens, além de tirar dúvidas sobre as mudanças da resolução. Todo o atendimento é gratuito.

Esta é a quarta ação do projeto “MDC Itinerante”, que começou em março de 2010 e visa atender consumidores em locais estratégicos de Belo Horizonte.

MDC-MG PROMOVE PALESTRA SOBRE DIREITO PREVIDENCIÁRIO

Nessa sexta-feira, 28 de maio, às 15h, o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) promoverá para seus associados a palestra “As Prestações Previdenciárias”, ministrada pelos advogados Rodolfo Rezende, Laís Azevedo Vilela e Anna Carolina Ianino Lima.

Os palestrantes, atuantes em direito previdenciário e tributário, farão uma exposição, em linguagem acessível, sobre Direito Previdenciário, explicando cada um dos benefícios existentes no Brasil nessa área e deixando claro os requisitos para obtenção dos mesmos. Os advogados irão tratar também sobre a “desaposentação” e abrirão espaço para que o público tire dúvidas de direito previdenciário em geral. Apesar de ser um evento aberto a todas as idades, espera-se que compareça em maior número o público da terceira idade, já que os cálculos da nova aposentadoria vem tirando o sono de muitos idosos brasileiros.

A palestra “As Prestações Previdenciárias” é gratuita e aberta ao público, e faz parte do Projeto “Fim de Tarde” do MDC-MG, que visa trazer aos associados do Movimento encontros para discussão de temas pertinentes ou momento de lazer toda última sexta-feira do mês.

Os advogados:

Anna Carolina Ianino Lima: especialista em Direito Público, atuante em Direito Previdenciário e professora de Pós-graduação.

Laís Azevedo Vilela: atuante em Direito Previdenciário, pós-graduanda em Direito Público; atuou três anos na Procuradoria Federal Especializada do INSS.

Rodolfo Santos Peçanha Rezende: atuante em Direito Tributário, Pós-graduando em Direito Tributário.

MDC-MG PARTICIPA DA VI SEMANA DO ALIMENTO ORGÂNICO

Para comemorar a VI Semana do Alimento Orgânico (23 a 30 de maio), o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai realizar campanha pelo consumo do produto, que é mais saudável. Nessa terça-feira, 25 de maio, a equipe do Movimento vai estar no supermercado Verdemar (Av. Nossa Senhora do Carmo), às 14h, para distribuir cartilhas de orientação ao consumidor sobre a importância e a qualidade do consumo de alimento orgânico para a saúde.

A campanha prossegue no dia 26, também às 14h, no supermercado SuperNosso (R. Gonçalves Dias). A distribuição do material e a participação do MDC-MG na VI Semana do Alimento Orgânico fazem parte da parceria do Movimento com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Maio dedicado a Orgânicos O mês de maio foi dedicado aos orgânicos no MDC-MG. A equipe de pesquisadoras do Movimento foi às ruas verificar os preços de alimentos orgânicos mais procurados pelos consumidores. Elas percorreram feiras e supermercados de Belo Horizonte que comercializam produtos orgânicos.

Ainda em Maio, associadas do Movimento participaram de uma visita à fazenda Capim Branco, de agricultura familiar, especializada na produção de orgânicos. Com os produtos adquiridos nessa visita, realizaram almoço na sede da entidade. A campanha pelo consumo de alimentos orgânicos, que será realizada nesta semana, é a última ação de uma série que teve, durante todo o mês, o tema “Alimentação Orgânica – Alimentação Saudável” como pauta diária.

MDC-MG CONFERE PREÇO DA CARNE

A carne, produto indispensável na mesa da maioria dos brasileiros, aponta sinal de alta nesse primeiro semestre de 2010. No próximo dia 19 de maio, quarta-feira, o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai a campo para pesquisar a possível elevação nos preços das carnes mais presentes na nossa dieta diária. A equipe de pesquisadoras sai da sede, na R. Guajajaras, 40, 24º andar, às 8h. A expectativa é que a pesquisa seja dividida em dois dias, tendo continuidade na tarde de quinta-feira, a partir das 13:30h.

Entre os tipos de carne pesquisados, estarão partes do frango, congeladas e na bandeja, dez tipos de carne de boi e três de carne de porco. A equipe do MDC-MG verificará o preço desses produtos nos mesmos estabelecimentos em que fez a mesma pesquisa no ano passado: Casas de Carnes Mota (R. Rio de Janeiro), Torres (R. da Bahia), Carvalho (R. Paulo Afonso, Santo Antônio), Flamboyant (R. Fernandes Tourinho, Santo Antônio) e Peso Justo (R. Paulo Afonso, Santo Antônio), Supermercado Abadia (Centro), MartPlus (Cidade Jardim) e Carrefour Bairro (Cidade Jardim).

Em 2009, variação chegou a 134%

No ano passado, a equipe de pesquisadoras foi a campo em julho e agosto para observar os preços das carnes, fazendo duas rodadas. Os estudos apontam que, dos 31 itens pesquisados, nos mesmos estabelecimentos comerciais, 18 mostraram aumento em relação ao preço do mês anterior. Na primeira pesquisa, o MDC-MG achou variações de mais de 100% em alguns tipos, como foi o caso do lombo, que teve 107,43% de diferença entre o maior e menor preço encontrados, e do filé de peito de frango, que atingiu 120,68% de variação. Na segunda, no mês seguinte, a variação chegou a 136,36%, no caso do fígado, e 134,23%, com a asa de frango congelada. Apenas três produtos (chã de fora, patinho e bandeja de peito de frango com osso) não tiveram variação entre as duas rodadas.

MDC-MG ITINERANTE VAI ATÉ CONFINS

O MDC-MG vai promover mais uma edição do “MDC Itinerante” na próxima segunda-feira, 10 de maio, das 9h às 13h. Dessa vez, o local para atendimentos gratuitos nas questões de relação de consumo, e distribuição do Código de Defesa do Consumidor, vai ser o Aeroporto Internacional de Confins.

A ação vai ser realizada pela advogada do MDC-MG, Gabriella Vieira, em parceria com a advogada voluntária do MDC, Luciana Atheniense, autora do livro “Viajando Direito”, com o objetivo de atender o público principalmente nas questões de viagem, extravio e perda de bagagens; entretanto, o foco não será só esse. “Tenho certeza de que, em meio a reclamações sobre empresas aéreas e problemas de viagem, devem aparecer reclamações contra empresas de telefonia, que são sempre alvo do desagrado dos consumidores, e outros casos de consumo”, afirma Gabriella.

Esta é a terceira ação do projeto “MDC Itinerante”, que começou em março de 2010 e visa atender consumidores em locais estratégicos de Belo Horizonte.

MDC-MG PESQUISA ALIMENTOS ORGÂNICOS

A equipe de pesquisadoras do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai às ruas na próxima quarta-feira, 5 de maio, verificar os preços de alimentos orgânicos mais procurados pelos consumidores. A pesquisa faz parte de uma série de eventos realizado no mês de maio, na programação da “Semana do Alimento Orgânico” (23 a 30 de maio).

A equipe vai percorrer feiras e supermercados que comercializam produtos orgânicos a partir das 9h da quarta-feira. As pesquisadoras sairão da sede do MDC-MG, na R. Guajajaras, 40, 24º andar.

MDC-MG ABRE MÊS DO ORGÂNICO COM PALESTRA PARA COMUNIDADE

O Movimento das Donas de Casa (MDC-MG), realiza na próxima semana a palestra “Alimentos Convencionais, Transgênicos e Orgânicos”, no auditório do Movimento (R. Guajajaras, 40, 25º andar), no dia 3 de maio, às 15:00h, proferida por Luiz Gomes Correia, da Certificadora Minas Orgânica.

O evento faz parte da jornada anterior à Semana do Alimento Orgânico, de 24 a 30 de maio. Durante o mês de maio, o MDC-MG realizará visitas a plantações, pesquisa de preço e campanha de divulgação dos orgânicos e conscientização de consumidores para os benefícios da alimentação saudável, com a distribuição de cartilhas “O Olho do Consumidor”.

As atividades do mês de maio voltadas para a Semana do Alimento Orgânico são realizadas em parceria com o Ministério da Agricultura.

MDC-MG PESQUISA PREÇO DE PRESENTES PARA O DIA DAS MÃES

A equipe de pesquisas do MDC-MG vai a campo amanhã, dia 28 de abril, a partir de 13:30h, conferir preços de opções de presente para o dia das mães.

Dentre os produtos estão livros, CD´s, cestas de café da manhã, TV´s e vários outros itens.

A pesquisa será feita em lojas de departamento como C&A, Riachuelo, Lojas Americanas e especializadas em eletro-eletrônicos, tais como Ricardo Eletro, Magazine Luiza, Ponto Frio e Casas Bahia.

MDC-MG VAI TER VACINAÇÃO CONTRA GRIPE H1N1

O Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) vai promover, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação contra a gripe H1N1(gripe suína) a jovens de 20 a 39 anos e idosos, acima de 60 anos.

A campanha de vacinação ocorre na próxima segunda-feira, 26 de abril, das 9h às 17h, na R. Guajajaras, 40, 24º andar.

MDC-MG PESQUISA PREÇO DE OVOS DE PÁSCOA

Na semana da páscoa, a equipe de pesquisas do MDC-MG (Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais) vai a campo no dia 30 de março, a partir de 8:30h, para checar os preços dos ovos de páscoa, anteriormente pesquisados (08 de março) nos principais supermercados de Belo Horizonte.

As pesquisadoras vão percorrer os supermercados Carrefour Bairro (Cidade Jardim), MartPlus (Vila Paris), Supernosso Gourmet e Extra Supermercados, saindo da sede do MDC-MG, na R. Guajajaras, 40, 24º andar.

Pesquisa de produtos essenciais

Alguns produtos da cesta básica aumentaram de preço, e outros baixaram. Em vista disso, a equipe de pesquisas do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) irá a campo nesta sexta-feira, dia 19, a partir de 13:30h, para conferir o preço dos produtos essenciais.

A equipe irá percorrer os seguintes estabelecimentos: Carrefour Bairro (Av. Prudente de Morais, 374), Supermercado MartPlus (R. Irai, 235), Supermercado SuperNosso (Av. Senhora do Carmo, 2780) e Extra Supermercado (Av. Francisco Sales, 898).

MDC-MG EM CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA A AIDS

Associadas e diretoras do MDC-MG (Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais) saem às ruas de Belo Horizonte na tarde desta quinta-feira, 11 de fevereiro, para informar a população sobre as formas de prevenção contra o vírus HIV. A equipe de campanha vai distribuir, a partir das 15h, folders e panfletos com informações de prevenção além de preservativos. O objetivo é alertar os belo horizontinos para a prevenção do vírus, especialmente durante o período de carnaval.

A campanha de prevenção contra o vírus da AIDS é uma tentativa de mostrar à população que a maneira mais eficaz de combater o vírus é com a proteção. O material foi todo cedido pela Secretaria Municipal de Saúde, parceira do MDC-MG em campanhas sobre saúde, e vai ser distribuído para pedestres e motoristas na esquina da R. Guajajaras com Afonso Pena.

MDC-MG PESQUISA PREÇO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NAS ESCOLAS PARTICULARES DE BELO HORIZONTE

Tendo em vista a aproximação das aulas, a equipe de pesquisadoras do MDC-MG vai consultar, no dia 7 de janeiro, a partir das 13:30, preço de mensalidades nas principais escolas particulares de Belo Horizonte.

Serão pesquisados os preços das escolas para o ensino fundamental e ensino médio. As pesquisadoras vão passar pelos colégios Imaculada Conceição, Loyola, Marista Dom Silvério, Padre Machado, Pitágoras, Santo Antônio, Monte Calvário, Pio XII, Batista Mineiro, Padre Eustáquio, Pedro II, Santa Marcelina e Maximus.

MDC-MG PESQUISA PREÇO DA LINHA BRANCA

Para conferir se o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) continua reduzido para a linha branca, a equipe de pesquisadoras do Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais (MDC-MG) sai às ruas na próxima quinta-feira, 19 de novembro, às 13:30h.

Serão pesquisados produtos como geladeira, lavadoras e fogões em diversas lojas especializadas em Belo Horizonte, como Ricardo Eletro, Ponto Frio, Magazine Luiza, Casas Bahia, além de Carrefour e Extra.

PESQUISA COMPARATIVA DE PREÇOS DE CARNE NO PERÍODO DE 02 DE JULHO A 20 DE AGOSTO

Atendendo a pedidos de consumidores que notaram modificações do preço da carne desde a nossa última pesquisa, em 2 de julho de 2009, a equipe de pesquisas do MDC-MG (Movimento das Donas de Casa e Consumidores de Minas Gerais) sai às ruas na próxima sexta-feira, 21 de agosto, para conferir se, de fato, caíram os preços das carnes de boi, frango e porco.

As pesquisadoras vão sair da sede do MDC-MG às 9h de sexta-feira, percorrendo os supermercados Abadia (Av. Augusto de Lima, 453), Carrefour Bairro (Av. Prudente de Morais, 374), Epa Plus (Afonso Pena, 1901), Mart Plus (R. Irai, 235) e as casas de carne Mota (R. Rio de Janeiro, 97), Torres (R. da Bahia, 516), Carvalho (R. Paulo Afonso, 724), Flamboyant (R. Fernandes Tourinho, 742) e Peso Justo (R. Paulo Afonso, 925).

Tão logo seja concluída a pesquisa, o resultado estará disponível aqui no site.

Campanha de VacinaÇÃo do Idoso

Dia 05/05/09, o MDC/MG contará com agente de saúde para aplicação gratuita da vacina contra gripe, nas pessoas acima de 60 anos. Horário: 09 às 16h - Local: Rua Guajajaras 40 - 24º andar - Centro. ATENÇÃO: É preciso levar o cartão de vacinação.

CAMPANHA PERMANENTE DE COMBATE A DENGUE

O MDC/MG em parceria com as secretarias estadual e municipal de saúde, continua ativo no combate a dengue.

O MDC/MG promove atos públicos em pontos estratégicos da cidade e visitação nas residências das áreas mais afetadas onde orienta quanto a procedimentos preventivos e realiza distribuição de material educativo do combate a dengue.

"Não fique parado - Faça sua parte - Só existe um agente de extermínio da Dengue: Você".

1º SEMINÁRIO ESTADUAL DE ENTIDADES CIVIS DE DIREITO DO CONSUMIDOR

MDC-MG PESQUISA SELF-SERVICES

A equipe de pesquisa do MDC-MG vai às ruas na próxima segunda-feira (20 de outubro) para conferir a variação de preços em oito restaurantes que servem comida a quilo em Belo Horizonte.

A pesquisa vai usar como critérios de análise diferenças como comida a quilo sem churrasco, comida a quilo com churrasco, self-service com churrasco, self-service com uma carne, self-service com duas carnes, marmitex com duas carnes, marmitinha, refeição e carne a quilo.

A equipe vai fiscalizar também critérios de higiene e disposição de talheres e pratos, bem como sua limpeza, em cada um dos restaurantes.

A equipe vai sair da sede do MDC-MG às 10 da manhã, na R. Guajajaras, 40, esquina com Afonso Pena, no 24o andar.

MDC-MG Promove VacinaÇÃo contra a RubÉola

No próximo dia 3 de setembro, das 9h às 17h, cinco agentes de saúde vão estar na sede do MDC-MG para vacinar pessoas entre 12 e 39 anos contra a rubéola. A vacinação é gratuita.

Os interessados deverão trazer o cartão de vacinação e não será  necessário agendamento prévio. A expectativa é de que os agentes possam vacinar cerca de 200 pessoas no dia 3.

HORTIFRUTI NA PRANCHETA DO DIA

MDC-MG vai à feira para pesquisar o melhor preço dos produtos da estação

Nesta quarta-feira, 13 de agosto, o Movimento das Donas de Casa e Consumidores de MG, MDC-MG, levou suas pesquisadoras aos supermercados para anotar os preços dos principais itens de hortifruti da estação.

Foram analisados os seguintes produtos: Abóbora moranga, batata inglesa, beterraba, cenoura amarela, cenoura vermelha, tomate santa cruz, vagem, alface, couve, couve brócolis, abobrinha, espinafre (molho), salsinha (molho), banana prata (molho), laranja pêra rio, limão galego, mamão formoso, mexerica pocan, morango, pêra e maçã.

O resultado da pesquisa vai estar disponível no site a partir de amanhã, 14 de agosto.