Fale Conosco buscar

PALESTRAS

02/06/2017

A vulnerabilidade do Consumidor diante do assedio do consumo

Na quarta-feira, 31 de maio, o MDC-MG recebeu em sua sede a advogada Karina Medeiros de Abreu, especialista em Direito Público e em Direito Empresarial, ela apresentou a palestra “A vulnerabilidade do consumidor diante do assédio ao consumo”. Ela iniciou sua apresentação destacando que todos são consumidores por necessidade, questão de sobrevivência. Leia mais...

18/05/2017

PALESTRA Pessoa com Deficiencia = Cidadao Consumidor e Assembleia Geral Ordinária - AGE MDC/MG

Na quarta-feira, 18 de maio, o MDC recebeu em sua sede um grande número de associadas para a palestra “Pessoas com deficiências = cidadão e consumidores”, apresentada pela coordenadora institucional da entidade, Solange Medeiros. Além da palestra foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária (AGE). Leia mais...

10/05/2017

Psicologia do consumo e superendividamento

Os profissionais do MDC-MG participaram no dia 10 de maio de um evento na entidade que contou com a participação das advogadas Gabriella Vieira e Betânia Moura. Também graduada em psicologia, Betânia apresentou a palestra “A Psicologia do consumo” cujo cerne da questão foi os gatilhos psicológicos utilizados pela publicidade para levar o consumidor ao consumo excessivo, o que acaba gerando dívidas desnecessárias e transtornos familiares, sociais e pessoais. Leia mais...

20/04/2017

O Brasil e a Cultura da Corrupção – seja um agente transformador de boas práticas!

A palestra O Brasil e a Cultura da Corrupção – seja um agente transformador de boas práticas! foi apresentada na quarta-feira, 19 de abril, pelo maestro e professor Júlio Cesar. O conteúdo abordou os temas cidadania, cultura, ética e corrupção, e a responsabilidade de cada cidadão como agente transformador e suas atitudes para transformar o Brasil em um país melhor. Leia mais...

06/04/2017

Nutrição e qualidade de vida

A palestra "Nutrição e qualidade de vida" foi apresentada na quarta-feira, cinco de março, pela acadêmica de nutrição Marcela Pacífico. Voltada para os profissionais que fazem parte do cadastro de profissionais do MDC-MG, Marcela orientou o grupo com informações importantes para a confecção adequada de cardápio para quem exerce atividade profissional que exige um bom condicionamento físico. Leia mais...

31/03/2017

Os três R’s da sustentabilidade

Na quarta-feira, 29 de março, a coordenadora institucional do MDC-MG, Solange Medeiros, apresentou na sede da entidade a palestra Os três R’s da sustentabilidade. Com exemplos simples Solange mostrou como é possível, com atitudes simples, ajudar na preservação e sustentabilidade do planeta. Leia mais...

17/03/2017

Segurança alimentar e nutricional

A segunda palestra de uma série que será apresentada ao longo de 2017 contou com a participação da acadêmica de nutrição Marcela Pacífico no dia 15 de março, cujo tema “SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL” orientou e tirou dúvidas de como se alimentar bem e envelhecer com qualidade.

Marcela destacou quais são as práticas alimentares promotoras de saúde, com respeito à cultura e ao ambiente onde cada um vive, além de econômica e socialmente sustentáveis. Ela alertou que uma alimentação desregrada pode causar problemas de saúde, como: obesidade, anemia, diabetes, hipertensão, colesterol alto entre outros.

O envelhecimento provoca algumas mudanças físicas, como a perda de peso e declínio da massa muscular corporal magra, por isso, uma boa alimentação é importante para regular as funções do organismo, fornecer energia ao corpo, construir, manter e renovar as células do corpo e manter todos os processos vitais.

Para ter um envelhecimento com saúde e qualidade de vida é importante ter alimentação variada e equilibrada e ficar atento à higienização dos alimentos. Outra dica importante é o consumo de água. O consumo de água em pequenas quantidades, várias vezes ao dia, entre as refeições contribui para o bom funcionamento do intestino e mantém a hidratação do corpo.

Em breve a palestra estará disponível no site do MDC-MG. Fique atento.

13/03/2017

Dia Internacional da Mulher

No dia oito de março, Dia Internacional da Mulher, O MDC-MG deu início ao circuito de palestras que serão realizadas ao longo de 2017. A advogada Gabriella Vieira, especialista em Direito do Consumidor e mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável falou sobre as Novas configurações do mercado consumidor. Com o aumento de idosos na população brasileira, Gabriella apontou as necessidades e consequências do envelhecimento do consumidor e o nicho que cresce juntamente com a população dessa faixa etária.

De acordo com a advogada, “muitos idosos têm planos de saúde anteriores à Lei de Planos de Saúde (assinados antes de 2/01/99). Tais contratos contêm cláusulas que excluem coberturas de doenças, tratamentos e próteses, ou ainda, limitam tempo de internação. Na grande maioria dos casos (80%) o Poder Judiciário tem aplicado o CDC (Lei 8.078/90) e declarado tais cláusulas abusivas e, portanto, nulas”, explica.

Ela falou também sobre os direitos dos idosos no transporte, cultura e lazer e fez um alerta para o grande número de ofertas de crédito consignado para os idosos, cuja facilidade coloca muitos em situação financeira comprometida.

15/10/2015

Os dez mandamentos do consumidor moderno - 3ª Parte

13/10/2015

Semana do Ovo 2015

O MDC-MG e a Avimig apresentaram no dia oito de outubro palestra em comemoração à Semana do Ovo. Segundo algumas pesquisas, depois do leite materno, o ovo é considerado o alimento mais completo para o consumo humano.

24/09/2015

Os dez mandamentos do consumidor moderno - 2ª parte

Tendo como diretriz os mandamentos do consumidor moderno, que vão do direito de receber serviços públicos adequados até o direito de exercer seus direitos, o advogado tirou muitas dúvidas e comprometeu-se a retornar a entidade para uma nova palestra.

27/08/2015

Os dez mandamentos do consumidor moderno - 1ª parte

Tendo como diretriz os mandamentos do consumidor moderno, que vão do direito de receber serviços públicos adequados até o direito de exercer seus direitos, o advogado tirou muitas dúvidas e comprometeu-se a retornar a entidade para uma nova palestra.

01/06/2015

Entendendo as bandeiras tarifárias

10/09/2013

Quando a memória falha

22/07/2013

Ciclo de palestras - Resiliência

09/02/2012

Palestra na Escola Afonso Pena